05/11/2010

Licitada a elaboração de projetos executivos para imóveis do CAS

Dando continuidade à implantação das proposições do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, empresa irá desenvolver anteprojetos de habitação para a região.

Um convênio, firmado entre o Ministério das Cidades, com as secretarias estaduais de Cultura e de Desenvolvimento Urbano, possibilitará a confecção de 20 anteprojetos e 10 projetos executivos de habitação para imóveis distribuídos em toda a região do Centro Antigo de Salvador (CAS).

A licitação que viabilizará o desenvolvimento destes anteprojetos já foi realizada, tendo como empresa vencedora, a Oceanbyte – Projetos e Pesquisas Ambientais. Durante reunião desta com representantes do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Ercas), foram discutidas as estratégias de trabalho.

Eduardo Dória, diretor da empresa, acredita que este é o início efetivo da melhoria do uso habitacional do CAS: “Todos nós da Oceanbyte estamos orgulhosos e motivados. É muito bom fazer parte do processo de revitalização desta área tão importante para a cidade de Salvador”, aponta.

Durante a elaboração do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, foram identificados 1.100 imóveis vazios, em ruínas ou terrenos baldios, sendo 150 selecionados pelo Ercas para a produção de 20 anteprojetos.

Posteriormente, haverá a seleção de 10 imóveis para a elaboração de projetos executivos urbanísticos-arquitetônicos, visando a inserção dos usos residencial e misto, ou a instalação de equipamentos comunitários nos imóveis. Esta nova fase será implantada após a realização de outro processo licitatório.

Este convênio é uma das ações de implantação da 4ª Proposição do Plano de Reabilitação Participativo do CAS, que tem, como meta primordial, a reversão do quadro de esvaziamento populacional e institucional da área, atraindo novos moradores de diferentes faixas de renda.

A coordenadora geral do Ercas, Beatriz Lima, ressalta a importância desta proposição para o Plano como um todo: “A retomada da habitação nesta área promete transformar a vida cotidiana, pois, certamente, atrairá novos investimentos, a exemplo de mercadinhos, farmácias e outras atividades econômicas de suporte à habitação”, acredita a coordenadora.

Convênio com o Ministério das Cidades

A elaboração destes 20 anteprojetos e posterior seleção de 10 imóveis é uma das quatro metas do convênio com o Ministério das Cidades, assinado no dia 30 de novembro de 2007. O objetivo primordial do documento é a elaboração de um modelo de gestão integrado e participativo para a reabilitação do Centro Antigo de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário