15/12/2010

Palco da Concha fica pequeno para NEOJIBA



Espaço teve que ser adaptado para o Concerto Especial de Natal, que contou com a apresentação de mais de 200 crianças e jovens.

“Os frutos do NEOJIBA são tantos que o palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, como vocês podem ver, ficou pequeno para comportar todos os integrantes das orquestras do Programa.

Tivemos que fazer uma adaptação. Ano que vem teremos que pensar em outro lugar para realização deste evento. É um crescimento que nos deixa muito felizes”, declarou o maestro fundador do NEOJIBA, Ricardo Castro, entre uma e outra história contada através de instrumentos musicais durante o 3º Concerto de Natal do NEOJIBA, realizado neste domingo (12), das 18h às 20h30, e que foi transmitido ao vivo pela TVE.

No palco, 140 jovens músicos integrantes da Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J) e da Orquestra Castro Alves (OCA) uniram-se a 85 crianças e jovens do Coral do NEOJIBA e do Coral do IEM (Instituto de Educação Musical).

Desde a chegada ao local do espetáculo, o movimento e a expectativa da plateia foram intensos. Os ingressos estavam sendo trocados na bilheteria do espaço por livros e brinquedos que serão doados para a Campanha “Natal sem Fome dos Sonhos”. Nas arquibancadas, a participação do grande público, aplaudindo e vibrando revelou o clima de alegria e emoção diante de obras de compositores clássicos como Igor Stravinsky, Tchaikovsky e Frédéric Chopin, além de trilhas de cinema e canções natalinas.

“Uma menina pequena do coral do NEOJIBA e aquele músico de oito anos de idade tocando na orquestra são uma coisa linda de se ver. Tão novos e já revelando grandes talentos. Que oportunidade maravilhosa eles estão tendo!”, comentou alguém da plateia durante o espetáculo.

Como de praxe nas apresentações do NEOJIBA, momentos didáticos esclareceram o que é um spalla, o porquê dos instrumentos serem afinados antes da apresentação, entre outras informações sobre um concerto, ainda desconhecidas por grande parte da população baiana. “Nosso objetivo é que em cada cidade do nosso exista uma orquestra e um público que aprecie concertos”, destacou Ricardo Castro.

Antes do grande final, ao ritmo de marcha de carnaval e ao som de músicas de natal executadas pelo grupo de sopros da Orquestra J2J, os organizadores agradeceram os patrocinadores e apoiadores do evento: Braskem, Petrobras, Governo do Estado, Secretaria de Cultura (Secult), Teatro Castro Alves, TVE, Rádio Educadora e TV Bahia.

Sobre o Neojibá

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música.

Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical, novas tecnologias e a reparação de instrumentos musicais.

Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o NEOJIBA é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento e na integração social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário