07/12/2010

Sala Walter da Silveira – Programação de 10 a 16 de Dezembro 2010

De 10 a 16 de dezembro
19h – Exceto dia 15/12.

Estreia
O Enfermeiro (BRA, 2010)
Direção: Maurício Amorim
Direção de fotografia: Anderson Soares
Elenco: Fernando Neves, Bruno Neves, Cinthia Vasconcelos, Neiva Cristtall e Gislene Ramos.Trilha sonora: Eric Barreto
Câmera: Wilson Militão e Walter Freire
Duração: 90 minutos
Classificação 14 anos
Entrada franca

Sinopse – “O Enfermeiro” conta a história de Plínio, um jovem teólogo, desempregado, que é indicado por um padre amigo a servir como enfermeiro de um velho coronel ranzinza e severo, já desenganado pelos médicos. Só na primeira semana, o enfermeiro é bem tratado, até que passa a ser alvo de constantes agressões físicas e morais por parte do coronel. O que parecia ser uma tarefa simples – cuidar de um velho doente, fragilizado - transforma-se num inferno para Plínio, até que a sua paciência se esgota e ele se vê frente a frente com a sua outra face, passando a temer pelo que ele possa fazer a si mesmo e ao cruel Coronel Felisberto.

Sala Walter da Silveira
Dia 15/12 - Quartas Baianas
20h
Programa especial “Memória em 5 minutos”

Compilação dos vídeos premiados ao longo das edições do tradicional Festival Nacional 5 Minutos

A programação especial do projeto “Quartas Baianas”, neste mês de dezembro, refaz a trajetória de um dos mais importantes certames de vídeo do país: O Festival Nacional “5 minutos”, realizado pela Diretoria de Audiovisual (DIMAS), da Funceb, desde 1994.

No contexto das comemorações pelo centenário do cinema baiano, completado em 2010, a DIMAS lançou uma caixa de DVDs, “Memória em 5 Minutos”, que reúne 84 curtas, num total de aproximadamente 430 minutos de duração, divididos em quatro mídias em DVD, pelos quais se distribuem os vídeos premiados das 13 edições, realizadas nos anos de 1994 a 2000, 2003 a 2005 e 2007 a 2009. São trabalhos independentes de cineastas, videomakers e artistas em geral, de variadas temáticas e formatos, que voltam às telas em programas especiais ao longo do mês de dezembro, sempre às quartas-feiras às 19h, na Sala Walter.

Entre eles, estão obras de realizadores que hoje têm reconhecimento nacional e até internacional, como Ayrson Heráclito (codiretor de Oeste, premiado em 1994), Wagner Moura (que atua em Borboletas, um dos seus primeiros vídeos, dirigido por Eduardo Lino e premiado em 1995), Marcondes Dourado (diretor de Seiscentos e Sessenta e Seis, também premiado em 1995, e de Como uma Onda, “Melhor Vídeo Baiano” em 1999), além de Pola Ribeiro (diretor de Mera Abulia, ou Vontade em Excesso?, premiado em 1997), Roberto Berliner (diretor de A Pessoa É para o que Nasce, premiado em 1999) e Elísio Lopes Jr. (diretor de Adela, que lhe rendeu “Menção Honrosa – Jovem Realizador”, também em 1999.

Em exibição: DVD 2
Vídeos ANO V – 1998 1º Lugar - Prêmio Geraldo D’el Rey A Viagem ao Centro do Computador Direção: Janice Laurenti e Kico Santos Duração: 5’ Cidade/Estado: São Paulo/SP Mídia de inscrição: S-VHS Sinopse: Estudantes entram em um computador buscando a amiga que fora sequestrada por um vírus. 1º Lugar - Prêmio Geraldo D’el Rey Ouviram Alonzanfan Direção: Caó Cruz Alves Duração: 5’02” Cidade/Estado: Salvador/BA Mídia de inscrição: S-VHS Sinopse: No ano de 1998, torcedores brasileiros, em estado de euforia, “invadem” Paris e se misturam aos franceses para assistirem ao jogo de futebol entre Brasil e França, na final da Copa do Mundo. 2º Lugar - Prêmio Alexandre Robatto A Brincadeira dos Cocos Direção: Elisa Maria Cabral Duração: 5’01” Cidade/Estado: João Pessoa/PB Mídia de inscrição: S-VHS Sinopse: O vídeo mostra a poética e o cotidiano dos catadores e dançadores de “coco de roda” no estado da Paraíba.

A brincadeira dos cocos é uma rica manifestação musical da cultura popular e da literatura oral brasileira. 3º Lugar - Prêmio Carlos Vaz de AthaydeO Galo da MadrugadaDireção: Sandra RibeiroDuração: 5’01”Cidade/Estado: Recife/PEMídia de inscrição: S-VHSSinopse: Velha neurótica tenta dormir, mas não consegue por causa do barulho que o galo faz quando canta. Ela tenta matá-lo três vezes, na quarta...4º Lugar - Prêmio Agnaldo ‘’Siri‘’ Azevedo - Melhor RoteiroLubizoniDireção: Jairo EleodoroDuração: 5’01” Cidade/Estado: Salvador/BAMídia de inscrição: S-VHSSinopse: O vídeo é um mergulho na cultura popular, cujo processo de criação funde a técnica com a fonte do seu poço mais real.

O trabalho documenta a ação do “bicho” no imaginário coletivo, revelando que o processo de metamorfose vivido pelo “lobisomem” não está dissociado do aspecto humano.Menção HonrosaBellaDireção: Alexandre Pessoa e Hanna GodoyDuração: 4’56”Cidade/Estado: Recife/PEMídia de inscrição: S-VHSSinopse: Patrícia “Bella” é paraplégica desde os três meses de idade e tem uma forma muito peculiar de se locomover. Ela gira sobre si mesma e, num redemoinho surrealista, segue pelas ruas carregando consigo o amargo peso das injustiças do mundo. Ela, no entanto, não transparece abatimento, muito pelo contrário: sua força e determinação mostram sua infinita vontade de viver.

Menção Honrosa Pé com Fé, Fé com Pé Direção: Henrique DantasDuração: 5´Cidade/Estado: Salvador/BAMídia de inscrição: S-VHSSinopse: Um vídeo experimental sobre Kátia, uma mulher que, por ser tetraplégica, escreve, pinta, costura e se comunica com o pé.

ANO VI – 1999 1º Lugar – Prêmio Geraldo D’el ReyToda Hora é HoraDireção: Aggêo SimõesDuração: 1’10”Cidade/Estado: Belo Horizonte/MGMídia de inscrição: S-VHSSinopse: Um dia na vida de uma típica cidadã que canta e os males espanta.

2º Lugar – Prêmio Alexandre RobattoA Pessoa é para o que NasceDireção: Roberto BerlinerDuração: 5’Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJMídia de inscrição: S-VHSSinopse: A vertigem da visão. A ausência que provoca excesso. Um filme sobre o compromisso com a sobrevivência. A experiência da vida através da falta. Três irmãs cegas cantam em troca de esmola em Campina Grande, Paraíba. Três irmãs que nada têm além da experiência.

3º Lugar – Prêmio Carlos Athayde eMelhor Vídeo de Animação- Hein?!Direção: Maurício Vidal, Renan de Moraes e Sergio YamasakiDuração: 2’44”Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJMídia de inscrição: S-VHSSinopse: O encontro fatal entre o garoto rebelde e uma velha distraída.Prêmio Agnaldo “Siri” Azevedo – Melhor Trilha SonoraA Preguiça & o CocoDireção: Sérgio Pranzl e Mu ChebabiDuração: 5’Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJMídia de inscrição: S-VHSSinopse: De uma árvore da Mata Atlântica brasileira, um bicho-preguiça sonha pegar um coco no coqueiro ao lado.

Prêmio Vito Diniz - Jovem RealizadorO Eterno Retorno do MesmoDireção: Hamurabi SantiagoDuração: 5’Cidade/Estado: Salvador/ BAMídia de inscrição: S-VHSSinopse: Tendo a homônima teoria de Nietzsche de fundo, esse vídeo mostra o trajeto de um pacote até seu final.

Menção Honrosa – Jovem RealizadorAdelaDireção: Elísio Lopes Jr.Duração: 5’Cidade/Estado: Salvador/ BAMídia de inscrição: S-VHSSinopse: Baseada em “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico Garcia Lorca, dramaturgo espanhol, o vídeo conta a história de uma família de mulheres às voltas com suas paixões e descobertas. A história celebra a possibilidade de libertação dos rígidos padrões morais da conservadora sociedade moderna.Menção HonrosaTodos os DiasDireção: César Maurício, Maurício Gino e Sérgio VilaçaDuração: 4’53”Cidade/Estado: Belo Horizonte/MGMídia de inscrição: S-VHSSinopse: É um videoclipe da música homônima da banda “Radar Tantã”.

O cotidiano das pessoas de classe média é mostrado através do ponto de vista de um jovem, com suas dúvidas, angústias e expectativas.Melhor Vídeo Baiano – Prêmio Programa Zoom/TV Cultura

Como uma OndaDireção: Marcondes DouradoDuração: 3’56”Cidade/Estado: Salvador/BAMídia de inscrição: S-VHSSinopse: O vídeo foi criado a partir da nova versão da música “Como uma Onda no Mar”, gravada por Rebeca Matta.

ANO VII – 20001º Lugar – Prêmio Geraldo D’el ReyFast FoodDireção: Diego de Godoy e Rodrigo Pesavento Duração: 1’11”Cidade/Estado: São Paulo/SPMídia de inscrição: S-VHSSinopse: Quando chega a noite, criaturas saem em busca de uma refeição ligeira.1º Lugar – Prêmio Geraldo D’el ReyO Cego EstrangeiroDireção: Marcius BarbieriDuração: 5’Cidade/Estado: Brasília/DFMídia de inscrição: S-VHSSinopse: É um vídeo que retrata um costume dos brasileiros ao assistirem a filmes.

O costume de ler legendas. Assim, aproveitando este costume da leitura no cinema, o cego estrangeiro tem a proposta de juntar o cinema e a literatura. É um vídeo sem imagens na tela. As imagens estão na fabulação de cada espectador. É uma ideia na cabeça e nenhuma câmera na mão! Ou uma câmera na cabeça de cada espectador.2º Lugar – Prêmio Alexandre RobattoLesbian Chat RoomDireção: Paulo Biscaia FilhoDuração: 1’09”Cidade/Estado: Curitiba/PRMídia de inscrição: S-VHSSinopse: A solidão do ano novo e um placebo chamado internet.

3º Lugar – Prêmio Carlos Athayde Geotomia Direção: Marcelo Garcia Duração: 5’02” Cidade/Estado: São Paulo/SP Mídia de inscrição: S-VHS Sinopse: Trata do espaço e do corpo (geografia - anatomia) e investiga essa relação pelo trabalho da artista Priscila Davanzo, sua interação com o espaço que a circunda e com o outro. A busca de um lugar pela expo-imposição da sua arte e do seu corpo, tatuado com manchas de vaca, negando os valores da sociedade.

Melhor Edição – Prêmio Agnaldo “Siri” Azevedo Por Que Viver o Presente? Direção: João Gabriel Duração: 4’39” Cidade/Estado: Salvador/BA Mídia de inscrição: S-VHS Sinopse: Uma sátira sobre a questão da vida. Melhor Fotografia – Prêmio Vito Diniz Entre Marés Direção: Elisa Cabral Duração: 4’43” Cidade/Estado: João Pessoa/PB Mídia de inscrição: S-VHS Sinopse: Um exercício experimental sobre o processo de criação e o ambiente de vida de um pescador artesão.

O vídeo procura mostrar as relações entre ritmos do processo de trabalho nas águas, no ato de velejar, e a elaboração artesanal de miniaturas de barcos. Uma busca de uma síntese entre as dimensões do micro e do macrocosmo. Jovem Realizador – Prêmio Walter da Silveira Na Vida de um Homem Duas Coisas Podem Acontecer Direção: Flávio Meirelles Duração: 1’13” Cidade/Estado: São Paulo/SP Mídia de inscrição: S-VHS Sinopse: Na vida de um homem duas coisas podem acontecer... Inicia-se um ciclo, e assim caminha a humanidade.

SALA ALEXANDRE ROBATTO

Reabertura dia 17/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário