27/01/2011

Odoiá



Morro de São Paulo terá três dias de festa para Iemanjá


Embalados pelos festejos do dia 2 de fevereiro, baianos e turistas que estiverem no Morro de São Paulo no início da próxima semana, terão a oportunidade de participar de uma das comemorações mais tradicionais da cultura baiana, a Festa de Iemanjá.

A programação em homenagem à Rainha do Mar acontece entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, a Praça da Amendoeira, na Vila do Morro de São Paulo. Os presentes para Iemanjá serão recebidos no Balaio da Comunidade, à partir do dia 31.

No dia 1º de fevereiro, será realizado o Xirê - ritual comum nas cerimônias do candomblé, em que são tocadas cantigas para todos os orixás. Neste momento haverá queima de fogos e cortejo pelas ruas da ilha.

Em seguida será oferecido o presente para as iabás (orixás femininos), oferenda que será levada para a lagoa,que fica após a Rua da Fonte Grande.

No dia 02 de fevereiro, dedicado a Iemanjá, o evento ocorre em três momentos especiais. Às 13hs, concentração na Praia, com a presença de baianas e um grupo de capoeira com mais um ritual do Xirê.

As 14hs, saída do cortejo percorrendo a Vila até o Cais, para a entrega dos presentes. Para finalizar, às 16hs, apresentação musical e gastronomia regional, na Praça Aureliano de Lima.

Segundo historiadores, a Festa de Iemanjá começou quando um grupo de pescadores decidiu oferecer presentes para agradar a Mãe D'Água, pois os peixes estavam escassos. Com o tempo, passou a atrair uma multidão e se tornou uma das festas populares mais importantes da Bahia.

Iemanjá é reconhecida como a mãe de todos os orixás. Representada sob a forma de uma sereia, com longos cabelos soltos ao vento, também é chamada de Dona Janaína ou Rainha do Mar. Vaidosa, ela gosta de receber presentes. Por isso lhe são oferecidos espelhos, flores, braceletes, entre outros acessórios.

No Morro de São Paulo, a celebração é preparada pela Prefeitura Municipal de Cairu. O evento acontece há dois anos, e tem tudo para virar tradição. “Antes era tudo muito simples e espontâneo dos pescadores. Sempre no dia 2 de Fevereiro eles preparavam presentes e ofereciam a Iemanjá.

Estamos fortalecendo as tradições e o resgate da festa que é da comunidade”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Sustentável, Petrusca Melo, uma das organizadoras da festa.

No ano passado, o cortejo contou com a presença de dezenas de embarcações, especialmente as que fazem os passeios turísticos ao redor da Ilha de Tinharé. Este ano a expectativa é atrair um número ainda maior de barcos e lanchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário