23/02/2011

Novas câmeras de vídeo reforçam segurança no Pelourinho durante o Carnaval

Com uma média de visitação que varia entre 4 e 6 mil visitantes por dia, o Centro Histórico de Salvador ganha o reforço de novas câmeras de monitoramento. Os equipamentos já foram instalados e irão reforçar o esquema de segurança para o Carnaval.

Sol a pino, batucada, monumentos e visitantes, muitos visitantes. Os dias de verão costumam atrair, para o Centro Histórico de Salvador (CHS), turistas de todas as partes do mundo, e em 2011, a tradição se repete. Com a proximidade da maior festa popular do Planeta, o Carnaval, o número de visitantes tende a aumentar e medidas de segurança estão sendo tomadas para garantir a integridade dessas pessoas.

Nesta próxima semana, entre 4 e 6 mil pessoas devem pular o Carnaval, diariamante, nas vias históricas. Os foliões serão monitorados 24 horas por dia, através de 12 câmeras, instaladas em pontos estratégicos da região. Os novos equipamentos, dotados de alta tecnologia, serão manipulados por policiais do 18° Batalhão da Polícia Militar (BPM), unidade responsável pela segurança da área.

Equipamentos semelhantes foram instalados, na área, há cerca de 5 anos, no entanto, ao longo do tempo, as câmeras foram danificadas e deixaram de monitorar a região. Os equipamentos são ferramentas importantes para o trabalho da polícia, tanto no que se refere à prevenção, quanto à repressão.

A funcionária pública Cláudia Queiroz, de Paranaíba, Mato Grosso do Sul, se diz satisfeita com o policiamento da área, mas confessa que com a instalação das câmeras, sente-se ainda mais segura.“Saber que há monitoramento constante feito por câmeras de vídeo me deixa ainda mais tranquila, pois sou do tipo que gosta de ‘bater-perna’ e tenho andado por toda a região”, assegura a a turista.

ESQUEMA DE SEGURANÇA

Além do vídeo-monitoramento, moto e rádio patrulhamentos e carros elétricos integram o esquema de segurança da Polícia Militar (PM). Nesta época do ano, o CHS conta, também, com o apoio de policiais da Tropa de Choque da PM. Outro grande reforço, utilizado apenas nos dias de intenso movimento, é a ronda aérea, feita por helicópteros da corporação.

O tenente-coronel José Jorge Nascimento, que comanda o 18º BPM, destaca que a região é a única da Bahia que possui policiamento ostensivo, feito a pé, por quase 24 horas. De acordo com ele, essas medidas, vinculadas ao uso das câmeras, beneficiarão o esquema de segurança durante a festa.

“O grande movimento registrado nessa época exige um cuidado, ainda maior, com os visitantes. As novas câmeras irão ajudar a garantir a integridade de todos que por aqui passam”, salienta o coronel Nascimento.

A segurança da região é um dos temas tratados no Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, cuja elaboração foi coordenada pelo Escritório de Referência do CAS, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A proposição 11, uma das 14 contidas na publicação, trata da ‘Redução da Insegurança no CAS’ e tem como um dos principais objetivos a implantação do Plano de Segurança Pública do CAS, planejamento desenvolvido com a atuação do novo secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário