05/03/2011

Bloco de percussão traz o Arrocha para o Carnaval

Foliões do circuito Batatinha se animam ao som do ritmo sensual e romântico

O primeiro bloco a desfilar nesta sexta-feira, no circuito Batatinha, não tinha como atração nenhuma banda de samba, pagode, axé ou percussão. O bloco Mutantes, do segmento Percussão, trouxe para o Carnaval dois representantes do arrocha: o cantor Pablo e Nira Guerreira, a nova rainha do ritmo nascido no Recôncavo baiano. Completando dez anos de surgimento do arrocha, Nira se diz veterana na Avenida.

“Fui a primeira a trazer o ritmo para o Carnaval de Salvador, há sete anos. Hoje é sucesso”, orgulha-se a cantora nascida em Salvador e que há duas décadas canta serestas na noite soteropolitana.

Sem os ritmos frenéticos que fazem o folião pular atrás do trio, o público que acompanhava o bloco Mutantes dançava o dois pra lá dois pra cá, com muito molejo. E sensualidade. Ao invés do famoso ‘tiro o pé do chão’, que se ouve de quase todos os cantores de trio, o comando aqui foi o ‘Eh, paixão’, marca do cantor Pablo.

‘A voz romântica’, como é conhecido o cantor, vem da cidade de Candeias, uma das possíveis origens do ritmo dançante e romântico. Com 10 anos de carreira profissional, tendo passado pelas bandas Asas Livres e Arrocha, e gravado 9 CDs e 3 DVDs, Pablo estréia no Carnaval a sua carreira solo.

Foi para dançar agarradinho que o vendedor autônomo, Gilmário Ferreira, 27, trocou os blocos de axé music pelo Mutantes. “O arrocha é uma dança light, devagar. Dá para dançar com a esposa na Avenida”. Já Robson Cerqueira, do bairro da Massaranduba, preferiu trazer a mãe, a animada Jussilene Cerqueira. “É a primeira vez que saio neste bloco. É bom variar e o arrocha é um ritmo bem baiano”, explica.

O bloco volta a desfilar no domingo. Mas aí o ritmo será o samba, com as bandas Viola de Doze e Amor Vadio. O Mutantes é um dos 137 blocos que integram o Carnaval Ouro Negro, programa de fomento da Secretaria de Cultura da Bahia/SecultBA, voltado para as entidades de matriz africana. Para conhecer todos os blocos do Carnaval Ouro Negro, acesse: www.carnavalouronegro.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário