16/03/2011

DJ FELIPE LIRA DÁ ENTREVISTA EXCLUSIVA PARA O BLOG SALVADOR POR ESTEFANO DIAZ



O DJ Felipe Lira, que tocou em Salvador no Carnaval no Bloco Liberty da San Sebastian, deu uma entrevista exclusiva para o blog Salvador por Estefano Diaz e contou um pouco sobre sua vida e seus projetos, confira:

ED – Como você começou a se interessar pela música?

FL- Desde muito moleque. Em casa minha mãe passava o dia ouvindo musicas de Pink Floyd, Jean Michael Jarre, Cazuza, Supertramp e outras coisas que até hoje influenciam meu gosto musical quando toco e no colégio entrei para o coral infantil 7anos, depois assumi a radio interna do coléfio como DJ e locutor incrementando 2 dias da semana só para musica pop e eletrônica (o que no nordeste há 10 anos atrás era algo quase impensável, a onda era forró e pagode). Daí pra DJ foi um pulo e o incentivo de um amigo que conhecia bem a noite no mundo todo.



ED - Quais seus projetos? Seus planos pro futuro? Como você constrói seu set?

FL- Quero solidifcar minha carreira internacional esse ano e fazer Europa e Estados Unidos no segundo semestre levando ainda mais o calor e a energia brasileira para outros continentes e finalmente começar a produzir (sempre falo isso, mas sou perfeccionista e é necessário bastante tempo, disciplina e dedicação pra isso).

Meu set eu construo baseado no que eu gosto e sinto prazer em tocar e que acho que o publico vai sentir o mesmo. De resto é a energia do publico e o momento que vão conduzindo a musica, durante todo o set.

ED – Qual a sua relação com o povo baiano?

FL - Sempre fui apaixonado pela Bahia mesmo antes de ser DJ. A musicalidade bahiana é maravilhosa e eu amo! E isso reflete no publico. A alegria na pista, energia e receptividade em cada vez que vou me apresentar em Salvador me faz contar os dias para voltar novamente. Já me sinto de casa.



ED - Você acha que Salvador é uma boa cidade para realizar seus shows? Existe espaço para a dance music na terra do axé?

FL- Acho qeu musica é musica e o povo bahiano respira isso. Há espaço para todos os ritmos e na Bahia a mistura deles é sempre bem vinda. A maior prova disso são as festas eletrônicas cada vez melhores e mais cheias.



A Pool Party Salvador em pleno carnaval Bahiano pelo segundo ano consecutivo foi sucesso de publico e de critica. E sinto orgulho de fazer parte de eventos como esse em Salvador e quebrar esse mito que na terra do axé não há espaço pra musica eletrônica. OXENTE! A gente pega tudo, mistura e ainda sai muito mais gostoso.(ri)

ED – Qual é sua inspiração quando você faz sua performance? Quem são as pessoas que te influenciaram a ser o que você se tornou hoje? Você tem ídolos, se sim, quem?

FL- Existem DJs que são meus ídolos que sempre me apoiaram e são exemplos pra mim. São DJs que tem a musica na veia e tocam com o coração como Tony Moran, Hector Fonseca, Chris Cox que é dono de uma técnica absurda e meu irmaozão Isaac Escalante com quem aprendo um pouco mais a cada encontro.

E claro que Peter Rauhofer Também é referencia em controle de pista e técnica debaixo de toda sua concentração na cabine.

ED- Existe alguém com quem você gostaria de trabalhar em conjunto?

FL- A cantora Amannda. Quando finalmente começar a produzir, com certeza faremos algo juntos e é algo que já sonhamos há tempos.

ED- O que você gostaria de fazer que ainda não realizou?

FL- Um live com instrumentos diversos. Existe o projeto, porém nunca saiu do papel.

ED- O axé da Bahia te influencia em alguma maneira?

FL- Sempre! O batuque e a batida de salvador tem tudo a ver com o batuque do tribal e algumas vezes se confundem se vistos de um outro ângulo. Ainda tenho um desejo de tocar com o Olodum.

ED – Muitas pessoas acham que ser DJ é fácil, isso é um mito ou verdade?

FL- MITO TOTAL! Ir no aparelho e apertar play é MTO FACIL!!! Mais isso não é ser DJ. Ser DJ é ter um compromisso com a musica e a pista em que o publico é o principal da noite e não você. O Dj de verdade precisa ter feeling para saber o que tocar e como conduzir, trazendo o novo, ousando e surpreendendo.

O “DJ” medíocre vai baixar os hits da internet (sem pesquisar boas versões) e vai só apertar play e talvez nem mixar. Isso realmente não é DJ. Mas essa é uma discussão polêmica que pode levar horas à fio.



Para ouvir o set de Felipe Lira, clique aqui:

http://djfelipelira.podomatic.com/entry/2011-02-10T13_18_55-08_00

BIO: Felipe Lira traçou uma trajetória incomparável em sua carreira. Natural de Natal
(Rio Grande do Norte), Felipe, 29 anos, teve a música correndo em suas veias logo cedo quando já dava os tons em rádios da sua cidade e montava trilhas de lojas e desfiles para marcas como Triton e Forum.

Em sua primeira ida a São Paulo, a paixão pela música eletrônica ficou latente. Com seu espírito investigativo e inquieto, Lira retornou a Natal carregando tendências mundiais da música eletrônica e pop, ganhando destaque na cena local.

Mas lá não era o bastante ainda. Retornou a São Paulo e recebeu convites para se apresentar em festas itinerantes, como Selection e Magma. Com isso ingressou em um curso e ganhou espaço nos clubs e labels mais importantes na cidade.

Seu carisma e crescimento exponencial foram criando um público cativo que o levou a receber um convite que mudou sua carreira: ser residente da The Week Rio de Janeiro onde permaneceu por 2 anos.

Felipe mudou-se para a Cidade Maravilhosa e se identificou de imediato com a alma da cidade. A partir disso, e com sua carreira já consolidada, Lira tocou nos principais eventos do país, o colocando no posto de top DJ do Brasil e também escolhido pelo público da revista DOM como "Melhor DJ do ano"(2008).

Sua nova etapa é conquistar o mercado internacional. Sua técnica possibilita apresentações Live PA, usando muitos efeitos e acapellas, e traz uma notoriedade diferente em cada set. Seu sex appeal já levou à loucura pista de cidades como Montreal, Toronto, Vancouver, Buenos Aires, Cidade do México e Ciudad de Carmen, também no México.

Fechando 2010 como o grande destaque das festas de fim de ano no Rio de Janeiro, Felipe é tido como a nova aposta brasileira no exterior com toda sua energia e identidade única!

Nenhum comentário:

Postar um comentário