21/03/2011

I MOSTRA DE ARTE E SUSTENTABILIDADE DA ORNARE SALVADOR



Foi a partir do sucesso do projeto ‘2One’ – que no ano passado promoveu um leilão beneficente com dezenas de obras de arte criadas por arquitetos e artistas plásticos brasileiros, feitas com aparas de madeira e sobras de materiais não-utilizados na fabricação dos móveis da Ornare – que os empresários Antonio Gatto e Daniel Andrade, franqueados da conceituada grife de armários em Salvador, resolveram criar um ciclo de exposições bimestrais para que o público baiano pudesse conhecer – em primeiríssima mão – cada uma das peças que será apresentada em novembro durante a edição 2011 do ‘2One’, em São Paulo.



E para estrear esta que será a “I Mostra de Arte & Sustentabilidade da Ornare Salvador”, foram convidados o artista plástico Davi Caramelo e a dupla de arquitetos Aline Cangussú e Mário Figueiredo.

Juntos, os três profissionais desenvolveram um mobiliário para uso social, inteiramente confeccionado com aparas de madeira, voltado para creches e escolas infantis populares.

A peça de arte com caráter sustentável será exposta na própria loja da Ornare, a partir da próxima quinta-feira, dia 24, quando uma vernissage seguida de coquetel, às 19h, fará a abertura oficial da mostra. A exposição será aberta ao público e continuará em cartaz até o dia 9 de abril, de segunda à sexta, das 9h às 19h.

DEPOIMENTOS DOS PROFISSIONAIS SOBRE A PEÇA CRIADA PARA A EXPOSIÇÃO:



1. “Compusemos um conjunto de 2 cadeiras e uma mesa de 60x60cm para serem adaptadas a creches de qualquer porte, podendo ser agrupadas ou utilizadas individualmente. Todas as peças utilizadas em sua construção têm o tamanho máximo de 30x30cm e serão apresentadas em seu acabamento original de sobra da fábrica, para assumirem um caráter de protótipo, podendo ser aplicado qualquer tipo de acabamento superficial”, explicou a dupla de arquitetos Mário Figueredo e Aline Cangussú.



2. “Inicialmente sugeri uma escultura, depois ele propôs uma prateleira, acabamos fechando no mobiliário devido a sua utilidade e no desfecho social que o projeto teria.

Quanto à inspiração para a interferência gráfica, ela veio dentro do próprio universo do meu trabalho, optei por trabalhar com colagem de detalhes e texturas recorrentes em minhas obras; o preto e branco é um convite a ação, é bonito o contraste do giz de cera com a estética da peça. Acho que colorir o mobiliário seria a primeira reação das crianças”, diz o artista plástico Davi Caramelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário