07/03/2011

Luiz Caldas emocionou foliões em desfiles que comemoraram seus 40 anos de carreira



Na sexta e no sábado, pai da axé music comandou trio elétrico do Carnaval Pipoca

Do Farol da Barra à Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, Luiz Caldas arrastou foliões atrás de seu trio elétrico sem cordas, em desfile realizado na tarde de ontem, sábado (5/3).



O sol se pôs durante o belo trajeto, suingado pelo repertório de fricote, axé music, frevos, sambas, releituras de músicas pop e até de música clássica. Foi assim que este ícone do Carnaval da Bahia encerrou sua dupla participação na festa deste ano: na sexta-feira, ele já havia passado pelo Circuito Osmar (Campo Grande-Centro), fazendo um show especial que celebra os 40 anos de carreira do artista.

Ambos os desfiles foram apoiados pelo Programa Carnaval Pipoca, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

“Agradeço ao Governo do Estado por proporcionar este momento. Estou comemorando 40 anos de dedicação à música da Bahia”, disse Luiz Caldas ao microfone. Viajando pelo tempo, Luiz apresentou canções que contam a história da axé music, tais como “Axé da Lua” (da época dos Tapajós) e “Magia”. Também anunciou: “Foi com esta aqui que inventei a axé music”, antes de fazer a pipoca dançar ao som de “Nega do Cabelo Duro”.



O multi-instrumentista tocou guitarra, baixo e guitarra baiana, mostrando sua virtuosidade. O público reagia animadamente, em diálogo direto e muitos pedidos. “Vocês que mandam!”, disse Luiz à plateia antes de cantar “Tieta”, solicitada em coro pela pipoca. O desfile ainda teve a participação especial do mestre da chula Raimundo Sodré e do reggaeman britânico Geoffrey Chambers.

Carnaval Pipoca – O Programa Carnaval Pipoca, da SecultBA, promove 15 desfiles de trios sem cordas no Carnaval soteropolitano. Esta iniciativa leva também em conta, além da promoção da diversidade de ritmos, o fato de que dos 478 mil residentes de Salvador que pulam o Carnaval, 58,9% são foliões pipoca.

Através da seleção de projetos especiais, a Secretaria realizou a curadoria de três trios elétricos licitados pela Bahiatursa. Fazem parte da programação nomes como Jorge Mautner, Novos Baianos, Lazzo Matumbi, Gerônimo, Cacau do Pandeiro, Motumbá e a atração internacional Geoffrey Chambers.

A SecultBA também apoia o desfile do Microtrio de Ivan Huol e as apresentações de Gereba e Paulinho Boca no Terreiro de Jesus, Coletivo do Reggae em trio da Prefeitura e o projeto Samba de Nossa Terra no trio do COMCAR. Ainda articulou o apoio do Governo do Estado ao Palco do Rock, em Piatã, que conta com o patrocinio da Bahiagás.

Outra ação do Carnaval Pipoca é a contratação e pagamento de 107 artistas selecionados pela Prefeitura de Salvador/Conselho do Carnaval para desfilar em trios elétricos e seis palcos dos bairros Cajazeira, Itapuã, Liberdade, Periperi, Plataforma e Tancredo Neves. O público poderá conferir a performance de artistas como Márcia Short, Sarajane e Nelson Rufino.

O investimento de 2011 para o Carnaval Pipoca é da ordem de R$ 2 milhões e conta com a parceria das empresas públicas da Bahia como Embasa e Bahiagás.

Programação dos Trios do Carnaval Pipoca*:

Segunda-feira – 7/março
Barra (Dodô)
Na Palma da Mão (Davi Vieira e Escola Percussiva) - 14h30
Avenida (Osmar)
Tonho Matéria - 12h30
Edil Pacheco - 19h40

Terça-feira – 8/março
Barra (Dodô)
Vozes Quilombolas (Claudia Cós’tta, Grupo Quixabeira, Isabel de Feira e Sambistas do Recôncavo) – 17h
Avenida (Osmar)
Samba de Moça Só (Juliana Ribeiro, Cacau do Pandeiro e Banda Samba das Moças) - 12h
Buck Jones - 17h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário