07/03/2011

Trio “Samba de Moça Só” homenageia as mulheres

Juliana Ribeiro, Cacau do Pandeiro e banda Samba das Moças desfilam na Avenida na despedida do carnaval.

O Samba do Recôncavo desfila do Campo Grande à Praça Castro Alves no último dia de carnaval. Em cima do trio elétrico, a missão de fazer o folião pipoca cair no samba está nas mãos de quem muito bem sabe fazer isso: a cantora Juliana Ribeiro, o mestre Cacau do Pandeiro e a banda Samba das Moças.

A atração, batizada de “Samba de Moça Só”, homenageia as mulheres, neste Dia Internacional da Mulher, e integra o Programa Carnaval Pipoca, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A saída está marcada para o meio-dia.

O Mestre Cacau do Pandeiro dispensa apresentações. Ícone do samba da Bahia, faz do seu inseparável pandeiro um instrumento de bela e potente presença onde quer que esteja. Cacau faz as honras para as mulheres que comandam o desfile ao seu lado: a cantora Juliana Ribeiro, um dos mais destacados nomes da nova geração de sambistas baianas, e a banda Samba das Moças, formada exclusivamente por mulheres.

Juliana Ribeiro se define como uma “cantora popular”. Seu trabalho resgata tradições e as localiza na contemporaneidade, e se baseia em sólidas pesquisas que a artista faz sobre o samba baiano e brasileiro. Já a banda Samba das Moças visita a cultura da batucada e do samba de roda, com elementos de ritmos como baião, ciranda, coco e embolada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário