12/04/2011

PROJETO AULA VIVA: ÔNIBUS DO SALVADOR BUS SE TRANSFORMAM EM SALA DE AULA PARA CONTAR A HISTÓRIA DA CIDADE



Um dia dinâmico e diferente! Essa é a proposta do Salvador Bahia Bus, que transforma os ônibus de sua frota em uma verdadeira sala de aula para colégios.

No projeto 'Aula Viva' alunos das escolas cadastradas fazem um passeio divertido nos mais importantes pontos históricos e turísticos da capital baiana. Até o dia 20 de abril, os alunos têm a oportunidade de conhecer a origem da cidade em um roteiro que passa pelo Farol da Barra, Vitória, Campo Grande e segue até a Praça Municipal.

Nos dias 14 e 15, as escolas contempladas serão Império do Saber, Epaminondas, Maria Helena, Antonio Vieira e Espaço Jovem. Mais informações no site: www.salvadorbus.com.br.



Em comemoração ao aniversário da cidade de Salvador, os ônibus do Salvador Bahia Bus se transformam em sala de aula para que alunos de colégios públicos e particulares vivam na prática o que aprenderam nas salas de aulas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Salvador, o projeto Aula Viva faz um tour histórico pela capital baiana trazendo como tema ‘Salvador, a 1ª capital do Brasil e suas transformações’.

Até o dia 20 de abril, os alunos têm a oportunidade de conhecer a origem da cidade de Salvador em um roteiro que passa pelo Farol da Barra, Vitória, Campo Grande e segue até a Praça Municipal, onde a instituição pode optar entre quatro opções de tour histórico:

· ROTEIRO 01: Visita a Catedral, que foi a 1ª escola Jesuítica dos portugueses, localizada na Praça Tomé de Souza
· ROTEIRO 02: Ainda na praça, os alunos visitam o Palácio Rio Branco, que retrata a história de todos os governadores.
· ROTEIRO 03: Os alunos visitam a Câmara Municipal dos Vereadores, que já serviu como ponto de comércio e prisão, também localizada na Praça Tomé de Souza.
· ROTEIRO 04: Visita ao Museu Náutico para fazer entender a chegada oficial dos portugueses, a história e o valor das embarcações como transporte.

Desde o início do projeto em 2008, o projeto teve uma ótima aceitação entre diversas escolas espalhadas pela cidade, tanto as que se localizam em bairros mais afastados como Stella Mares, Piatã e Boca do Rio e São Rafael, quanto às escolas dos bairros centrais de Salvador.

Para o mês de comemoração do aniversário de Salvador, várias escolas públicas e particulares vão participar do projeto Aula Viva:

Colégio Antônio Vieira – Garcia; Colégio Sartre Coc – Pituba; Escola Dorilândia – Ondina; Colégio Emanoel Kant – Iapi e Caixa D’Água; Escola Acalanto – Graça; Escola Agora Eu Aprendo – Boca do Rio; Colégio Gênesis – Stella Mares; Colégio Anglo Brasileiro – Patamares; Escola Senhor do Bonfim – Baixa do Bonfim; Escola Iolanda Rocha – Itapoan; Colégio Fischer – Mussurunga; Colégio Integral Web – Pituba.

HISTÓRICO

Em vigência desde 2008, o projeto tem a proposta de quebrar a rotina dos alunos das escolas particulares, municipais e estaduais, saindo do modelo tradicional de ensino.

A intenção é proporcionar uma aula diferente e oportunizar os alunos a conhecer de perto a história da cidade que eles aprendem em sala de aula, a bordo de veículos doublé deck panorâmicos.

A ‘Aula Viva’ é uma das prioridades da equipe Salvador Bus, porque dá aos alunos a possibilidade de conhecer detalhes da primeira capital do Brasil e passear – fazendo o roteiro dos ônibus - conhecendo a partir das ruas da cidade, um pouco do contexto mundial, principalmente entre os Séculos XV e XVI.

É montado um roteiro de acordo com o cronograma de ensino que está sendo trabalhado no colégio. Durante o passeio, os alunos contam com o apoio de guias de turismo e professores.

LISTA DAS ESCOLAS

· ESCOLA COLMÉIA - ITAIGARA
· COLÉGIO UNIÃO – PIATÃ
· UNEB
· COLÉGIO ANTÔNIO VIERA – GARCIA
· ESCOLA A CHAVE DO TAMANHO – IMBUÍ
· ESCOLA NATUREZA – PITUBA
· CENTRO EDUC. SÃO GABRIEL - PAU DA LIMA
· ESCOLA AMÉLIO CRUZ - FEDERAÇÃO
· ESCOLA MARIA JOSÉ – PERANAMBUÉS
· COLÉGIO MUNDO – ITAPOAN
· COL. INTEGRAL KIDS – PITUBA
· OPEN CONECT
· ESCOLA IMPERIO DO SABER – CAIXA D’AÁGUA
· ESCOLA MUNICIPAL EPAMINONDAS – PERNAMBUÉS
· ESCOLA MARIA HELENA – PERANAMBUÉS
· ESCOLA ESPAÇO JOVEM – RETIRO
· ESCOLA CLUBINHO DAS LETRAS – ONDINA
· ESCOLA PASSOS DO SABER – GARIBALDI
· ESCOLA CONSTRUIR BRINCANDO – CIDADE BAIXA

Nenhum comentário:

Postar um comentário