14/04/2011

Projeto Totem Educacional instalado no Pelourinho permite acesso digital a áudios com informações de pontos históricos



Vencedora de edital da FUNCEB/SecultBA, iniciativa utiliza de novas tecnologias para promover a visitação ao Centro Histórico de Salvador.

Uma ferramenta tecnológica a serviço dos visitantes do Centro Histórico de Salvador está instalada no Pelourinho, no Centro Cultural Solar Ferrão.

Trata-se do projeto-piloto *Totem Educacional*, que, por meio de acesso gratuito a conteúdos digitais em formato mp3, permite visitas guiadas a cinco pontos de grande valor histórico-cultural da Bahia, incluindo a Catedral Basílica de Salvador, o Terreiro de Jesus, a Antiga Faculdade de Medicina, a Igreja de São Francisco, além do próprio Solar Ferrão, um dos equipamentos culturais mais importantes da região, que congrega importantes coleções de arte da Bahia.

Em pleno funcionamento até final de maio, o projeto é vencedor do edital *Cultura Digital*, lançado com recursos do Fundo de Cultura (FCBA) pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), voltado ao apoio a projetos cujo objeto ou suporte envolvam as tecnologias digitais e as novas mídias.



O *Totem Educacional* criou um ambiente digital de acesso à informação no Centro Histórico, que possibilita a todo usuário de aparelhos móveis com recurso de conexão bluetooth – celulares, PDAs, notebooks, tablets, entre outros – ou mesmo qualquer artefato com entrada USB, por exemplo um pendrive, baixar e armazenar áudios de dois minutos (de 1Mb em média), bastando apenas conectar-se ao terminal do Solar do Ferrão. A terceira forma de acesso é por QR Code, que permite acesso por internet.

O autor do projeto, Macello Medeiros – doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, justamente com a defesa de tese que usa o conceito de “comunicação locativa” –, destaca as potencialidades educacionais desta tecnologia.

Na prática, ela permite acesso de turistas, visitantes, moradores, comerciantes e estudantes aos conteúdos narrados, capazes de guiá-los em suas incursões locais aos pontos históricos, traduzindo a consolidação da ideia deste tipo de comunicação, assim como também ampliando seus usos por meio do armazenamento para estudos e consultas posteriores.

Também professor dos cursos de Comunicação e Produção Audiovisual da UniJorge, Macello detalha que o uso dos podcasts como meio de comunicação entre o patrimônio histórico de Salvador e os visitantes permite, entre outras coisas, resgatar as informações a qualquer momento, no presente ou no futuro, uma vez que os podcasts são registros sonoros gravados.

A intenção é permitir que o visitante explore mais de um sentido – auditivo, com a reprodução do conteúdo gravado, e visual, com a visita presencial aos pontos contemplados pelo projeto-piloto –, assimilando de forma mais eficiente as informações de cada um dos pontos turísticos.

Embora a intenção seja mesmo a “comunicação locativa”, nada impede, portanto, que o áudio gravado venha a ser usado em outro local, até mesmo para programar futuras visitas, pesquisas não-presenciais e estudos em classe de aula.

As informações disponíveis nos dois minutos de narração bilíngue – inglês e português –, com trilha sonora ao fundo, reúnem temas como dados históricos, dias de visitação, localização do monumento, curiosidades, entre outros.

O projeto *Totem Educacional* também conta com parceria com a empresa Kamídia, que desenvolveu o ambiente digital no Pelourinho, uma tecnologia que visa a aproximar ainda mais os visitantes e os pontos de visitação.

O Centro Cultural Solar Ferrão é um equipamento da Secretaria de Cultura, administrado pela Diretoria de Museus (DIMUS) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). O Solar reúne galeria para exposições temporárias – como a comemorativa dos *100 Anos de Carybé*, aberta até 22 de maio – e três coleções artísticas permanentes da DIMUS: *Arte Africana Claudio Masella*, *Arte Sacra Abelardo Rodrigues* e *Arte Popular Lina BoBardi*. Aberto de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário