21/05/2011

Lançamento do DVD Arte e Cultura na Diáspora

O material didático, com foco no resgate e valorização da cultura afro descendente, será utilizado por 100 mil estudantes baianos por ano.

Será no próximo dia 24 de maio, às 17h, no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA, Canela), o lançamento do DVD Arte e Cultura na Diáspora. O projeto, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Cultural, teve como principal objetivo a realização de dez vídeos documentários de quinze minutos sobre a vida e obra de importantes artistas baianos afro-descendentes das áreas de música, literatura e artes plásticas.

Os mil DVDs produzidos serão distribuídos a mil professores de escolas da rede municipal e estadual de ensino, atingindo um contingente estimado de 100 mil alunos baianos.

Entre as personagens escolhidas para dar nome aos títulos dos vídeos estão: Dorival Caymmi, Tia Ciata (e o samba da Bahia) e Assis Valente (na área da Música); Edson Carneiro, Manoel Quirino e Pedro Kilkerry (na área de Literatura) e Rubem Valentim, Mestre Didi, Emanuel Araújo e Juarez Paraíso (na área das Artes Plásticas).

O material didático será acompanhado também de 800 apostilas, elaborada pela escritora e professora da UFBA Cleise Mendes, com proposta metodológica para análise e interpretação dos conteúdos dos filmes. Dirigidos por Paulo Dourado, os vídeos possuem depoimentos de estudiosos, intelectuais, artistas e conhecidos professores universitários.

Para Paulo Dourado, o acervo é um resgate de parte valiosíssima da cultura brasileira. “Tudo foi feito de modo a identificar a forma natural como esses afro descendentes lidam com a influência da cultura africana, sem a necessidade de levantar a bandeira do movimento negro”, explica Dourado.

Com esse cuidado, o material didático vai contribuir para a formação e ensino da história. Também outro objetivo do projeto é veicular os dez vídeos na rede pública de TV.

A LINHA NARRATIVA

O projeto aborda a rota África-América como um lugar de trânsito, não apenas econômico, mas também cultural.

O projeto prevê a divulgação através dos documentários de um outro papel social exercido pelo negro e pela Diáspora, onde o discurso histórico envolva o homem negro, não o corpo sofrido, mas o corpo nobre que se sustenta sobre seus feitos, suas reações, suas conquistas, sobre a importância do seu trabalho e da sua cultura para a construção do novo espaço social.

A partir da seleção de personalidades pertinentes ao contexto proposto, o projeto enfoca suas biografias ou fatos que as envolvam, e pesquisas realizadas por estudiosos e profissionais envolvidos com essa temática. São brasileiros que, em diferentes áreas de atuação, contribuíram de maneira determinante e inestimável para a formação da nossa identidade cultural.

Nascidos após a abolição da escravatura, entre o fim do século XIX e o início do século XX, esses artistas conseguiram resistir às dificuldades impostas pela realidade hostil da época.

Serviço:

O que: Lançamento do projeto Arte e Cultura na Diáspora
Quando: 24 de maio, próxima terça-feira, às 17h
Onde: Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA, Canela)
Quanto: Entrada gratuita
Contatos para informações: 3012-6483 / 8810-7565

Nenhum comentário:

Postar um comentário