14/05/2011

Sábado com mais animação em Planalto Real II



Cerca de 500 pessoas, entre crianças e adultos participaram da Feira de Serviços, neste sábado (14). O evento, organizado pela Prefeitura Municipal através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), aconteceu na comunidade de Planalto Real II e teve a participação dos outros órgãos do Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC) que levaram mais cidadania e atenção a comunidade do Subúrbio Ferroviário da capital baiana.

Diferentemente das edições anteriores, a equipe da Defesa Civil levou lona. “Para entregar aquelas pessoas que já tem liberação de lona junto a Codesal ou para aquelas que as vistorias foram feitas no decorrer desta semana durante o nosso trabalho aqui”, explica o assistente administrativo Luciano Cerqueira.

O objetivo da iniciativa é facilitar o recebimento do material para aquelas pessoas que já fizeram a solicitação da vistoria através do 199 e que o engenheiro do órgão já constatou a real necessidade do material. Junto com lona o morador recebeu ainda orientações da engenheira ad Codesal, Rita Moraes, de como colocar o material para evitar possíveis deslizamentos de terra.

“A feira é maravilhosa. Sempre precisamos de um trabalho como esse que atinge desde a criança até o adulto”, diz o líder comunitário do local, Ariosvaldo Santos de Araújo. Conhecido como Crispim ele, destacou a importância da iniciativa. “A comunidade fica alegra, pois recebemos a atenção de muitos órgãos da prefeitura”, completa.

Aferição de pressão arterial e medição de glicemia, assim como vacinação foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Vacinação de cães e gatos e orientações de combate à dengue, dentre outras zoonoses, foi feita através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A equipe da vigilância Sanitária (Visa) realizou ações educativas.

Segunda via de contas de água e luz puderam ser solicitadas pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) e Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba). A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) também esteve presente para tirar dúvidas da comunidade, assim como o Tribunal de Justiça.

A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), orientou e alertou a população sobre poluição sonora.

Festa também para as mães e filhos – Durante o evento as mamães da comunidade foram surpreendidas com um acontecimento organizado especialmente para elas. “Aproveitamos a Feira e organizamos uma festa em homenagem as mães”, diz Crispim.

De acordo com ele, o objetivo é unir ainda mais a população. “Distribuímos presentes e fizemos muitas brincadeiras com elas (mães). Tudo para deixar a comunidade ainda mais alegre”.

E como eles não podiam ficar de fora, a Secretaria Municipal de Educação, esporte, Cultura e Lazer levou o “Ruas de Lazer”. Pula-pula, totó, vôlei, futebol e pintura fizeram a diversão da criançada que não parou um só segundo.

Os olhos brilhavam a cada nova brincadeira. “Estão toas (crianças) muito felizes. Tiveram um dia bem diferente do cotidiano”, concluiu o líder comunitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário