31/07/2011

Culinária by Elíbia Portela



Ervas na Cozinha!

As especiarias mais raras, vieram através de várias excursões e viagens marítimas a países exóticos e misteriosos, como Ceilão, Java entre outros.

As mesmas especiarias que antes eram medidas a peso de ouro, hoje são mais acessíveis e dão aos pratos sabores distintos e especiais. É importante conhecer antes de selecioná-las para que haja uma perfeita harmonia entre seus sabores com os pratos e receitas desejadas. Nem todas as ervas se comportam da mesma maneira quando cozidas.

As ervas mais frágeis como manjericão, hortelã, endro e cerefólio, diminuem seu sabor quando aquecidas. Ao contrário das ervas mais fortes como tomilho, alecrim que se beneficiam com longos cozimentos porque seu aroma penetra lentamente no alimento. As ervas frescas podem ser conservadas de várias formas preservando o sabor e o aroma.

As ervas mais delicadas como manjericão devem ser enroladas em papel toalha levemente umedecido, envolvida em filme plástico e conservada em geladeira por uma semana. Para desidratar ervas frescas, é preciso fazer um pequeno buquê e pendurar-las pelo cabo em local seco e ventilado. Depois de secas guarde em recipientes fechados. Para guarda ervas fresca picadas na geladeira, coloque em uma caixa de polietileno intercalando as camadas com papel absorvente e terá ervas por 7 a 10 dias em bom estado. Folhas tenras como manjericão devem ser cortadas em tiras.

Existem muitas maneiras de usar ervas na sua cozinha. Em marinados, ensopados, assados, molhos e saladas. Uma ótima maneira que, além de ser muito gostosa, poderá enfeitar sua cozinha, são os vinagres com ervas. Use um vinagre de boa qualidade. Escolha uma erva de sua preferência, lave-as e seque-as bem. Rasgue-as levemente, coloque uma boa quantidade em um vidro e complete com vinagre morno. Também ficarão excelentes quando desidratadas e colocadas nas garrafas com azeite de oliva.



O uso de algumas delas na Cozinha:

Alecrim – Pães, biscoitos, verduras, sopas, ensopados, carne assada e galinha.
Cebolinha verde – Batatas cozidas, Saladas, ovos, pasta de queijo cremosa, Atum, Omeletes, croquetes, sopas e molhos.

Coentro – Folhas: especialmente em peixes, frutos do mar. Vitela, língua, molho de salada. Moído ou socado: Picles, pães, bolachas, pudins. Inteiros: Perfuma Gim e outras bebidas.

Cominho – Galinha, assados de carne, picles, pasta de queijo.
Dill - Com o sabor voltado para o anis, ele combina muito bem com peixes em geral, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.

Erva doce – Folhas: Patê de Atum, Picles, Peixes, pepinos, tomates.

Sementes: Bolo de Fubá e Broas.

Estragão – Sopas, saladas, molhos ( Especialmente o Bechamel para o
vol - au-vent) , Carnes, Aves, peixes e qualquer prato com ovos.

Hortelã – Cenoura, ervilhas, molhos, frutas secas, sucos e torta de maçã

Louro – Feijão, sopas e ensopados.

Manjerona – Ovos, Hambúrgueres, galinha, molhos cremosos, arroz, carnes.

Menta - A menta é muito usada na Europa para temperar o cordeiro, ervilha e batatas. Em outras regiões ela é usada em saladas, em sorbet, em chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.

Orégano – Pizzas, molho de tomates, sopas de carne, ovos mexidos, picadinho.

Salsa – No Brasil, em quase tudo.

Sálvia – Sanduíches ”Cheese salada”, Cebolas, Recheios de Pão, Feijão branco, queijos cremosos, e molhos de salada.



Tomilho – Sopas de carne, ovos, beterraba, cenoura, peixes cozidos.

Ervas da provence: é um composto de ervas tipicamente Francesa, que combinam 7 ervas maravilhosas. (tomilho, segurelha, sálvia, manjerona, alecrim, manjericão e louro). Ótima para assados, grelhados, e molhos de carne em geral.

Molho para saladas

Vinagrete com Ervas – Ingredientes: 2 colheres de sopa de cebola ralada, 1 colher de chá de mostarda, 1 colher de sopa de salsa picada, 1 colher de sopa de manjerona picada, 1 colher de chá de hortelã picada, sal e pimenta branca á gosto, ¼ de xícara de chá de vinagre de vinho ou caldo de limão, ¾ de xícara de chá de azeite de oliva, 1 dente de alho socado.

Modo de fazer: Misture tudo muito bem, especialmente na hora de servir. Conservar num vidro fechado, dentro da geladeira. Agitar na hora de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário