25/07/2011

Doação de órgãos é tema de audiência pública



Ouvidora pretende esclarecer a população negra e incentivar as doações.

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador realiza, em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA), a audiência pública “A População Negra e a Política de Transplante de Órgãos e Doação de Medula Óssea”.

O evento, marcado para o dia 28 de julho, às 9h, no auditório do Centro de Cultura da Câmara, pretende conscientizar e estimular a doação de órgãos e medula óssea pela comunidade negra.

A audiência será aberta com uma palestra do economista Alexandre Marinho, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sobre um estudo da sua autoria, em parceria com duas outras pesquisadoras, denominado "Desigualdade de Transplantes de Órgãos no Brasil: Análise do Perfil dos Receptores por Sexo, Raça ou Cor". A pesquisa analisou dados de 1995 a 2004, fornecidos pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

A vereadora Olívia Santana, também ouvidora-geral da Câmara, pretende ampliar o debate sobre o assunto entre a comunidade negra baiana. “Ainda há pouco esclarecimento sobre os transplantes de órgãos e principalmente de medula óssea.

Queremos com esta audiência e com outras ações que iremos realizar, fazer com que as pessoas saibam mais sobre o tema e se disponibilizem a doar. Para isso, também contaremos com o apoio de organizações do movimento negro”, garantiu.

Entidades negras, como os blocos afros Olodum e Ilê Aiyê, e a União de Negros pela Igualdade (Unegro) apóiam a realização do evento. Estarão presentes na audiência, os secretários estadual e municipal de Saúde, Jorge Solla e Gilberto José, além do vereador Jorge Jambeiro.

Também foram convidados para compor a mesa, o diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e coordenador do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), Luís Fernando Bouzas, o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes de Órgãos da Bahia (Coset), Eraldo Salustiano, o diretor da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Roberto Schlindwein, e o presidente do GACC, Roberto Menezes.

Apesar de ainda ser considerado baixo, o número de doações de órgãos no Brasil foi recorde no ano de 2010, conforme dados do Ministério da Saúde (MS). O saldo de 1.896 doadores representou um crescimento de 14%, em relação ao ano anterior.

Esse crescimento, no entanto, não aconteceu na Bahia, que contribuiu com apenas 57 doadores no resultado nacional. Com relação à medula óssea, existem no Brasil cerca de 1.200 pacientes à espera de um doador compatível. O Redome conta com 2,2 milhões de doadores registrados e a Bahia contribui com pouco mais de 36 mil cadastros.

Serviço:

O quê: Audiência Pública “A População Negra e a Política de Transplante de Órgãos e Doação de Medula Óssea”;
Quando: Quinta-feira (28/07), às 9h;
Onde: Auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal, Praça Thomé de Souza, Centro;
Contatos: Claudia Correia - Ouvidoria da Câmara - (71) 3320-0113 | 9631-4499;
Roberto Menezes - presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA) - (71) 3399-2006 | 8151-1101

Nenhum comentário:

Postar um comentário