19/07/2011

‘MORAR MAIS POR MENOS’: CRIATIVIDADE É A PALAVRA DE ORDEM



Fotos: Xico Diniz e Estefano Diaz

Mostra de decoração tem como proposta apresentar soluções arquitetônicas criativas, originais e que caibam no bolso.

Uma boa nova foi anunciada para o mercado de arquitetura e decoração baiano em 2011. A Morar Mais por menos, uma das maiores mostras de decoração em sistema de franquia do país, retornou a Salvador, sob a direção de novos e experientes franqueados: a diretora da Ebade, Anapaula Andrade, a designer de interiores, Nágila Andrade, e o arquiteto Fábio Pera.

A exposição ficará aberta ao público de 16 de julho a 30 de agosto, no Solar dos Carvalho, mansão datada do fim do século XIX, localizada na Graça. De reconhecido valor histórico, a imponente mansão, em estilo neoclássico e rococó, é tombada pelo Iphan ―Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional. O espaço total abrange 1.200m2 de área, aonde serão expostos 37 ambientes assinados por arquitetos, paisagistas e designers de interiores.



Criada em 2004 no Rio de Janeiro por Ligia e Sabrina Schubach, a Morar Mais por menos surgiu para dar respostas à seguinte pergunta: “Como ter um lar aconchegante e sofisticado sem gastar quantias exorbitantes?”.

Assim, nasceu a primeira grande mostra de decoração brasileira com foco em soluções arquitetônicas inovadoras e atraentes dentro de uma proposta acessível. Com total transparência, todos os ambientes expõem os preços dos produtos e do próprio projeto de decoração, além dos contatos dos fornecedores.

“Queremos desmistificar a ideia de que contratar um profissional de decoração é oneroso. Vamos mostrar que contratá-lo é fundamental para a melhor relação custo/benefício na hora de decorar a casa”, explica Nágila Andrade.



Outro diferencial da Morar Mais por menos é o pioneirismo no quesito sustentabilidade. Desde 2007, a mostra desafia os participantes a criar alternativas para melhor aproveitamento dos recursos naturais e uso de materiais ecologicamente corretos nos seus espaços. A partir de 2009, a vertente sustentável se tornou ainda mais forte com o ingresso da mostra no Green Building Council Brasil ―organização que propaga a construção sustentável.

Outras bandeiras levantadas pela Morar Mais por menos são a da inclusão social e a da brasilidade. Desde 2008, os arquitetos e decoradores devem incluir em seus projetos produtos desenvolvidos por ONGs e cooperativas, difundindo o trabalho de artesãos e trabalhadores informais. Priorizando a brasilidade, os participantes também devem privilegiar produtos genuinamente nacionais em seus ambientes.



Reunindo todas essas influências, a Morar Mais por menos é regida por um conceito principal “Mais por Menos” e cinco subconceitos: “Sustentabilidade”, “Inclusão Social”, “Brasilidade”, “Tecnologia & Inovação” e “Venda”, que devem estar descortinados nos ambientes expostos. Muito mais do que uma mostra, o evento pretende dialogar com o visitante, sendo uma fonte de ideias e informação.

“A mostra é tida pelos novos profissionais como um desafio, uma oportunidade para exercitarem a criatividade e se revelarem no mercado”, pontua Anapaula, que considera a Morar Mais por menos uma vitrine para os novos profissionais da decoração.



A mostra também funciona como um centro de entretenimento, oferecendo espaço para eventos promovidos pelas empresas apoiadoras, restaurante e café. O projeto geral da Morar Mais por menos é assinado pelo arquiteto Sidney Quintela. Ao final, como ocorre nas sete capitais que sediam a mostra anualmente, é feita uma grande liquidação de todas as peças expostas.

A Morar Mais por menos tem patrocínio de Lorenzetti, Sedex e Caixa, e apoio de Coral, Senac Bahia e Casa Amorim. O valor do ingresso, de terça a sexta-feira, será de R$ 25,00; e aos sábados, domingos e feriados, será de R$ 30,00. A mostra estará aberta à visitação de terça-feira a domingo das 15h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário