02/08/2011

Biblioteca Pública: Dois séculos de existência



Vereadora Olívia promove sessão especial de homenagens.

A primeira biblioteca pública da América Latina completa 200 anos de existência. Para celebrar esse respeitável marco na história do Brasil e da Bahia, a vereadora Olívia Santana, ouvidora-geral da Câmara Municipal de Salvador, realiza na próxima quarta-feira, 03 de agosto, uma sessão especial no Plenário Cosme de Farias, às 9h.

Segundo os registros, são duas datas para o bicentenário. A primeira é 13 de maio de 1811, quando foi criada a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com o nome de Livraria Pública da Bahia.

A outra é o dia 04 de agosto do mesmo ano, quando a unidade começou a funcionar e a emprestar livros. Vale salientar que a implantação da biblioteca pública abriu portas para a propagação do conhecimento na cidade.



O acervo, composto por mais de 600 mil livros, duas salas de cinema, vídeos, obras de arte, revistas e jornais impressos, está em processo de digitalização e modernização e disponibilizará, muito em breve, o acesso via internet.

Além da vereadora Olívia Santana, que promove o evento, a sessão especial contará com a participação de Ubiratan Castro, diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Jackson Costa, apresentador do programa Aprovado, Jorge Portugal, educador e comunicador, Kilma Alves, coordenadora da biblioteca, e representantes do Conselho de Biblioteconomia, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário