31/08/2011

CAPITÃES DA AREIA É TEMA DE RODA DE LEITURA NO MUSEU RODIN

Celebrando o Centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, obras amadianas serão debatidas no 1º sábado de cada mês até dezembro de 2012.

Capitães da Areia do célebre autor baiano Jorge Amado será o próximo livro em debate do projeto Momentos de Leitura realizado pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER).

O evento acontece dia 3 de setembro (próximo sábado), no espaço Solar Café do Palacete das Artes (Museu Rodin), na Graça, às 15h e terá como mediadora a psicóloga e Mestre em Letras, Lena Lois.

O encontro reunirá professores, bibliotecários, escritores e todos aqueles que atuam com mediação de leitura, além de admiradores das literaturas amadianas. As homenagens a Jorge Amado acontecem até dezembro de 2012, quando se comemora o Centenário de seu aniversario. Até lá, a cada primeiro sábado do mês, uma obra de Jorge Amado é tema de reflexão de especialistas e leitores.

O livro – Lançado em 1937, em pleno Estado Novo, Capitães da Areia causou escândalo, tendo inúmeros exemplares do livro queimados em praça pública. Ao longo de sete décadas, a narrativa não perdeu vigor, nem atualidade.

A vida urbana dos meninos pobres e infratores continua um alerta à sociedade. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.

A mediadora - Lena Lois é psicóloga, mestra em Letras e possui mais de 15 anos de experiência na implantação e desenvolvimento de projetos de leitura e formação de professores.

Foi coordenadora do Comitê Proler de Camaçari durante sete anos e atualmente faz parte do corpo de professores-formadores da UNICAMP/CEFIEL, no Pará e no Piauí, além de atuar como consultora do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, no projeto LeiturAção. Autora do livro Teoria e Prática da Formação do Leitor: leitura e literatura na sala de aula.

SERVIÇO:

O quê: Roda de Leitura com o livro Capitães de Areia
Onde: Solar Café, Museu Rodin
Quando: sábado, dia 3, às 15h
Quanto: Grátis
Contato: 71 3117-1433/88949019

Nenhum comentário:

Postar um comentário