09/08/2011

Livro sobre Arteterapia será laçado no Vão Livre do TCA



A escritora Diva Luiz da Silva realizará no dia 13 de agosto (sábado), das 14h às 17h30, no Vão Livre do Teatro Castro Alves, o lançamento do seu livro Jogos de imagens: leitura e escrita criativa na educação pela Arte.

A obra aborda a pesquisa desenvolvida em Arteterapia pela autora, com base em estudo e prática artística, durante oficinas de Arte (realizadas à beira mar e em sala de aula) com estudantes do Ensino Fundamental de escola pública. O livro tem capa de Antônio Luiz da Silva e é prefaciado pelo escritor Antônio Barreto, com comentário do jornalista e editor da UEFS, professor Valdomiro Santana.

Segundo o escritor Antonio Barreto “a autora, relacionando teoria e prática, mostra que os alunos são capazes de desenvolver habilidades por meio da escrita criativa, construção de imagens, ludicidade, histórias e perfis”.

Afirma ainda o escritor que “para a realização deste trabalho, a pesquisadora Diva Luiz e os seus alunos desenvolveram interações sócio-artístico-culturais com poetas, cordelistas, escritores, costureiras, convidados e voluntários da comunidade, enriquecendo ainda mais a pesquisa no campo relacional de teoria e prática”.

E acrescenta: “Esta experiência pedagógica, além de inovadora e valorosa, serve como exemplo para tantos outros educadores que, nos tempos atuais, tanto têm buscado alternativas para minimizar o processo declinatório da educação em nosso país”.

Para o jornalista e escritor Valdomiro Santana “duas palavras chamam particularmente a atenção neste livro. Uma delas – e explícita – é o substantivo “jogo”, que está no começo do título. A outra – e implícita – é a preposição “com”.

Ora, o que Diva faz, logo de saída, é procurar extrair o máximo de significação do ato de jogar (textos, imagens plásticas, representações várias) no rico trabalho educativo que desenvolveu num colégio público estadual, localizado num bairro pobre de Salvador”.

Santana continua dizendo: “Afinal, no jogo sintático e semântico da preposição “com”, o movimento que se experimenta é o do encontro. De quem? Do outro, do ser diferente de nós, em tudo e por tudo. De quê? Do espanto, do humor que aflora da invenção de novas possibilidades de vida. Nisso reside à força da Arte-educação. Diva, por causa de sua sensibilidade estética, é mais do que uma pedagoga: é uma provocadora. Ela soube cutucar direitinho seus alunos com vara curta”.

Serviço:

O que: Lançamento do livro “Jogos de imagens: leitura e escrita criativa na educação pela Arte, de Diva Luiz da Silva”
Onde: Vão Livre do Teatro Castro Alves, Praça Dois de Julho s/n – Campo Grande - Salvador
Quando: Dia 13 de agosto (sábado),
Entrada: Franca. Valor do livro: R$ 25,00
Contato: 71 8829-8026 / 8122-7231.

Nenhum comentário:

Postar um comentário