06/08/2011

LUZIA MORAES NA “MOSTRA CURTO ENCONTRO” COM O FILME “FOLIAS DE REISADO”



Luzia Moraes está com o curta “Folias de Reisado” na Mostra Curto Encontro, projeto com financiamento dos Correios e apoio da FUNCEB, DIMAS e IRDEB. O evento selecionou 31 curtas-metragens brasileiros a serem exibidos simultaneamente em Salvador, Santo Amaro, Vitória da Conquista, Juazeiro, Porto Seguro, Guanambi, Mutuípe, Valença, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Jequié, Itabuna e Feira de Santana entre os dias 22 e 27 de agosto.

BREVE RELEASE DO FILME: Uma estrela corta o céu, e guia três homens até o Menino Jesus: Gaspar, Belquior e Baltasar. Estes ofereceram ao recém-nascido: Ouro, Incenso e Mirra. Em 1164 são considerados SANTOS.

No Brasil a “Festa de Reis” surge no período colonial. O dia do “Santos Reis” é comemorado em muitas partes do mundo. Em Teofilândia o nome é “Reis Roubado”, uma brincadeira levada muito a sério pelos povoados de Brasa, Baixão, Lucas e Dezenove, Zona Rural do Município.



Com direção geral de Raimundo Carvalho (ONG Fulô da Caatinga), roteiro e produção de Luzia Moraes, filmagem de Paulo Alberto, assistente de filmagem Lidiane Borges e fotografia de Lara Lins o Projeto “Folias de Reisado” é um pequeno e simples registro do que é o “Terno de Reis" de um Sertão cheio de fé, devoção, poesia, música e cantorias.

De 24 de dezembro a 6 de janeiro os "Mistérios" vão sendo desvendados pé por pé, por Dona Coleta com sua voz forte, Seu Damiãzinho Rezador com suas preces, Maria Pretinha e sua alegria, Lola com samba no pé e Seu Codó batendo um bom pandeiro, assim eles festejam o “REIS”até o galo cantar!!!!

Dia 28 de agosto a festa de encerramento será na Biblioteca Pública dos Barris, às 19h com show de Davi Moraes e Luca Santanna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário