08/08/2011

Oliver Grau realiza palestra sobre Cultura Digital em Salvador



Vinda do professor alemão à Bahia é apoiada pela FUNCEB.

Tendência produtiva da contemporaneidade, importante para a democracia do acesso à informação e novas formas de fazer e consumir cultura, foco de investimentos privados e públicos em todo o mundo, a Cultura Digital é tema da palestra “Será que nos tornaremos acostumados com a imersão: História da Arte e Ciência da Imagem”, do professor alemão Oliver Grau.

Aberto ao público, o evento se realiza na próxima segunda-feira, 15 de agosto, às 14 horas, no Teatro Martim Gonçalves – com capacidade para 200 pessoas –, na capital baiana.

A iniciativa, que se realiza como Aula Inaugural do semestre 2011.2 da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é apoiada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), que recentemente implementou um Núcleo de Cultura Digital, fazendo deste campo uma das prioridades da gestão pública cultural no estado.

Oliver Grau é um expoente da Cultura Digital, referência internacional no assunto. Pesquisador premiado, com publicações traduzidas em variados idiomas, é reconhecido pela comunidade mundial e usualmente realiza palestras em diversos países. A sua vinda para a Bahia é uma oportunidade singular de inserir artistas, comunidade acadêmica e sociedade civil nesta discussão, visto que esse campo ainda é incipiente no Brasil, necessitando de estímulo e expertise à disposição.

Assim, é dado mais um passo no investimento para que a Cultura Digital possibilite que o campo das artes baianas se insira de forma mais contundente na economia da cultura e na revolução tecnológica.

A palestra ainda será transmitida em tempo real pelo MAPA D2, uma plataforma virtual para difusão e apoio educacional em países de língua portuguesa e espanhola, a exemplo do próprio Brasil, Angola, Cabo Verde, Espanha, Cuba, dentre outros.

Serviço:

Palestra de Oliver Grau

“Será que nos tornaremos acostumados com a imersão: História da Arte e Ciência da Imagem”
Quando: 15/08/2011 (segunda-feira), às 14 horas
Onde: Teatro Martim Gonçalves (Rua Araújo Pinho, 292, Canela – Salvador/BA)
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário