02/08/2011

Show beneficent​e de Renato Piaba para Hospital Martagão Gesteira



14 anos movimentando a cena de Salvador.

O teatro Jorge Amado foi inaugurado a 9 de agosto de 1997, véspera do aniversário de 85 anos do escritor maior da Bahia, e teve o privilégio de contar com sua presença e das pessoas que lhe eram mais próximas: D. Zélia Gattai, amada companheira, seus filhos Paloma e João Jorge, seus netos e os dois grandes amigos e parceiros, Caribe e Calasans Neto.

Uma festa que animou a Bahia não só pela belíssima homenagem mas porque nascia ali um espaço cultural que prometia movimentar a cena cultural da cidade, abrigando com qualidade todas as modalidades artísticas.

O espetáculo de inauguração já prenunciava seu potencial de ousadia e novidade. A capixaba Elisa Lucinda apresentou aos ilustres convidados uma forma diferente e especial de se apreciar a poesia com “O Semelhante”.

Em 14 anos foram mais de 4.000 apresentações e um público estimado em 1.110.000 espectadores!

Em 2010 o Teatro Jorge Amado esteve na iminência de fechar suas portas com o fim do Curso de Inglês UEC, empresa educacional idealizadora do espaço cultural. Entretanto, graças à intensa mobilização de artistas, público e imprensa conquistou junto à Desenbahia e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia o direito de manter-se funcionando.

Esta inédita decisão foi baseada não só sua importância enquanto equipamento cultural de excelência, mas também à sua trajetória artística, que consagrou o TJA como espaço que presta relevante serviço à Cidade de Salvador, reconhecido inclusive em outros estados brasileiros,por produtores culturais e artistas de renomada fama.

Em 2011 o imóvel a que pertence o Teatro Jorge Amado é cedido pela Desenbahia ao Tribunal de Justiça do Estado para alocação de Turmas Recursais e , em ato de extrema sensibilidade e apoio à cultura, a sua presidente, Desembargadora Telma Brito, garante a continuidade das atividades do Teatro Jorge Amado, que assim pode comemorar seu 14º aniversário, pleno de vitalidade e de ousadia, apresentando 04 espetáculos teatrais por final de semana - um feito comum aos grandes teatros do Rio de Janeiro e São Paulo, mas aqui resultado de muita coragem e árduo trabalho de uma equipe que ama o que faz e de tudo tem feito para preservar este bem cultural dos soteropolitanos.

Que os 15 anos do Teatro Jorge Amado em 2012, que coincidirão com os 100 anos de nascimento do seu patrono, possam ser comemorados com a efetivação desta casa de espetáculos, para gozo de todos e prosperidade de nossos artistas!

Programação Especial de Aniversário

No dia 09 de agosto às 20h o Teatro Jorge Amado estará promovendo uma sessão especial do humorista Renato Piaba, em cartaz de sexta a domingo desde julho e até o dia 28 de agosto com o espetáculo RIR PRÁ NÃO CHORAR. Este show especial terá sua renda totalmente revertida ao HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA, emblemática instituição que presta relevante serviço de atendimento a crianças em Salvador.

Renato Piaba foi pioneiro na abertura do horário alternativo das 22 horas no TJA, em 2008, tendo realizado até hoje 8 shows de humor: Bastidores do Carnaval, Intimidades.com, Carnaverão 2009, Piaba é do Caribe, Carnaverão 2010, O Paciente do Dr. Piaba, Carnaverão 2011 e Rir Prá Não Chorar.

Foram 154 apresentações para um público de 64.000 espectadores. Um campeão de bilheteria! Este feito permitiu ao Teatro Jorge Amado a ampliação de sua programação e mais, o apoio muitas vezes necessário a inúmeros grupos de teatro local, que puderam apresentar-se no horário “nobre” das 20 horas em contratos de risco percentual que tranqüilizaram suas produções.

Por este histórico, que tanto alegraria o velho Jorge, para além das múltiplas gargalhadas que soltaria (uma a cada 4 segundos em duas horas), o TJA convidou Renato Piaba para fazer rir as crianças do Hospital Martagão Gesteira. Traduzindo, com seu jeito brejeiro amadiano, o lado cômico do cotidiano dos baianos. Desta vez ninguém vai rir sozinho!

SERVIÇO:

RENATO PIABA ESPECIAL: AGORA PARA CRIANÇAS!
Teatro Jorge Amado
09/08/2011 – 14 anos do TJA às 20h
Ingressos: R$30,00 (preço único)
Classificação: 16 anos
Renda total revertida para o Hospital Martagão Gesteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário