21/09/2011

CCPI acolhe, na programação do Pelô, Caruru, sincretismo e samba



De acordo com as religiões de matrizes africanas, no mês de setembro, os gêmeos Cosme e Damião são homenageados por seus fiéis através do Caruru. Seguindo a crença religiosa, os santos ganharão homenagens também no Pelô, com o 27º Caruru do Bloco Alvorada. O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) acolhe mais essa valiosa tradição, temperada com a musicalidade do samba e a gastronomia típica da Bahia. O evento ocorrerá no Largo Tereza Batista, no próximo dia 25 de setembro, às 15h.

A festa marcará também a comemoração dos 37 anos do Bloco Alvorada, com atrações já confirmadas dos grupos Bambeia, 5 Mulek’s e 1 Atrevido, Na Média e Negros de Fé, além do cantor Aloísio Menezes e da sambista Gal do Beco. O dia de São Cosme e São Damião é tradicionalmente comemorado em 27 de setembro, e os mais antigos acreditam que estes orixás, representados por crianças, são de um poder surpreendente, apesar da sua aparente fragilidade.



De acordo com a tradição, os erês têm o poder de curar doenças do corpo, da mente e da alma. O Caruru de Cosme e Damião é tipicamente baiano e marca a celebração aos orixás, de traços infantis, que pode ser facilmente identificada por momentos de risadas, peraltices, brincadeiras e distribuição de doces.

Em um movimento firme na direção de valorizar, resgatar e preservar culturas como estas é que o CCPI integra à sua agenda de setembro manifestações que ressaltem a beleza, a cultura e a magia das manifestações dos povos de terreiros, de matrizes africanas, com foco em preservar crenças que resistem em gerações centenárias.

De acordo com Vadinho França, presidente do Bloco Alvorada, a valorização precisa ser constante. “Importante que apoios institucionais como o CCPI sejam contínuos no sentido de dar a devida importância ao nosso samba, à nossa gastronomia e religiosidade. A cultura de um povo não pode jamais ser esquecida”, pontua.

Religiosidade e Gastronomia – O Caruru é também oferecido em rituais de religiões de matrizes africanas como o Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda, e o do Bloco Alvorada será feito com quatro mil quiabos e será servido acompanhado do xinxim de galinha, feijão fradinho, vatapá, farofa de azeite, feijão preto, acarajé e abará, representando um dos principais pilares da culinária afro.

Para Vadinho França, “nada mais justo do que começar os festejos celebrando a renovação, a energia e agradecendo pelo carnaval passado”. A sagrada iguaria é preparada por um dos Terreiros da nação Angola mais tradicionais da Bahia, Terreiro do Bate-Folha Manso Banduquenqué, no bairro da Mata Escura, tombado pelo IPHAN em 2003. O evento é realizado através da Sociedade Beneficente Santa Bárbara do Bate Folha.

Samba – O Bloco Alvorada é um dos mais tradicionais grupos carnavalescos da Bahia. Na comemoração de seus 37 anos, o CCPI acolhe no Largo Tereza Batista, além da gastronomia, este outro tempero muito conhecido entre os baianos: o samba. O evento marcará um casamento já famoso entre a musicalidade e a gastronomia baiana em quatro horas de festa, das 15h às 21h. O caruru unirá a religião e a música, numa comemoração temperada com muito samba.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Oferenda de agradecimento Uma fatia de bolo (e/ou doces), 7 velinhas azuis, 7 velinhas cor-de-rosa, uma garrafinha de bebida doce gasosa (ou suco adoçado tipo capilé) e um pratinho de papelão virgem (tipo de festinha infantil). No dia da entrega, 27 de setembro, é bom estar com pensamentos elevados e corpo purificado.

Vá até uma pracinha, qualquer uma, de preferência onde tenham brinquedos (balança, gangorra...). Pense em São Cosme e Damião e nas crianças enquanto coloca o pratinho com os doces no chão; em volta coloque as velas, uma azul e outra rosa, até dispor todas as 14 velas (pode-se também usar simplesmente uma azul e outra rosa); abra o refrigerante ou suco e despeje em torno, em forma circular. A seguir, acenda as velas e cante um ponto e/ou faça uma oração aos Cosminhos.

SERVIÇO:

O quê: 27º tradicional caruru do Bloco Alvorada
Quando: Domingo, 25 de setembro, às 15h
Onde: Largo Tereza Batista - Pelourinho
Quanto: 400g de leite em pó

Nenhum comentário:

Postar um comentário