16/09/2011

Fundador da Escola de Arquitetura será tema de curso gratuito na Biblioteca

Trajetória do intelectual Leopoldo Afrânio do Amaral será enfocada pela neta e historiadora Gláucia Nielsen.

No próximo dia 19 de setembro, às 17h, na Sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris), a historiadora Gláucia Nìelsen ministrará a palestra “Leopoldo Afrânio Amaral: visionário, cientista e desapego ao poder”, dentro do curso Conversando com sua História, do Centro de Memória da Bahia.

As inscrições são gratuitas e os participantes com 75% de freqüência recebem certificados. Professor Leopoldo Amaral foi cientista social e, na década de 1930, ocupou os cargos de prefeito de Salvador e interventor do Estado. A professora irá apresentar o perfil deste ilustre intelectual que tanto contribuiu para o desenvolvimento do ensino na Bahia.

Tema – Patriota, Leopoldo Afrânio Amaral foi professor conceituado e redator dos jornais Diário da Bahia e O imparcial, onde fez forte oposição ao governo do presidente Washington Luiz.

Participou com J.J. Seabra e Juarez Távora da Tríplice Aliança no Nordeste, ação que teve como consequência a Revolução Liberal que levou Getúlio Vargas ao poder. Mesmo com intensa vida política, segundo Gláucia Nìelsen, “ele gostava mesmo era de ser professor e cientista. Com o ‘poder’, sua relação era de ser um catalisador de mudanças”, afirma.

Fundador e o primeiro diretor eleito da Escola de Arquitetura, ele foi o responsável pela federalização da Escola Politécnica/ Escola de Engenharia, ambas da Universidade da Bahia, atual Universidade Federal da Bahia - UFBA. Segundo a professora Glaucia Nielsen, que é neta do intelectual, a palestra buscará evidenciar características profissionais e humanas deste “visionário, de um amor incomum ao Brasil”.

O próximo encontro do Curso Conversando com sua História acontecerá no dia 26 de setembro e terá como tema, “Salvador dos operários: Um história da greve geral de 1919 na Bahia”, proferido pelo Professor Doutor Aldrin Armstrong Silva Castellucci. A palestra faz uma reconstituição histórica da greve geral de 1919 na Bahia no contexto das tensões conjunturais da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e do imediato pós-guerra.

As inscrições podem ser feitas diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117-6067 ou através do email: cmb.fpc@fpa.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário