29/09/2011

Home Design e Home Design Casual na Casa Cor Bahia 2011



Lojas levam sofisticação e qualidade a 20 ambientes do maior evento de
arquitetura e decoração do Nordeste.


A Home Design e a Home Design Casual, mantendo-se atentas às novidades em decoração e arquitetura, participam de mais uma edição da Casa Cor Bahia, que acontece de 29 de setembro a 9 de novembro, no antigo Salvador Praia Hotel, em Ondina. Em 2011, as lojas ganham destaque no maior evento de arquitetura e decoração do Nordeste, mostrando em 20 ambientes seus produtos marcados pela sofisticação e design atual e inovador.

Há 17 anos a Home Design é uma das grifes de decoração mais atuantes do mercado brasileiro. Na vanguarda das tendências em decoração, a loja traz para o evento os mais cobiçados móveis, tapetes e objetos dos melhores designers da atualidade.

Recentemente, a Home Design ampliou sua atuação no mercado e, além de ter inaugurado uma loja em Aracaju – SE, levou o seu show room para a vila mais badalada do Litoral Norte da Bahia, a Praia do Forte, com a intenção de oferecer as melhores opções em decoração também para turistas de diversas partes do Brasil e do mundo.

Inaugurada em 2006, a Home Design Casual é uma loja especializada em móveis e produtos ecologicamente corretos, à base de madeira de demolição, madeira in natura, fibras naturais e sintéticas. O design dos produtos, de maneira geral, é inspirado em elementos da cultura brasileira e valoriza as formas orgânicas, em busca de mais conforto, bem-estar, além de agregar aos espaços uma qualidade ambientalmente responsável.

Além da expertise na decoração de áreas externas e casas de veraneio, a loja incrementou seu portfólio com peças para os interiores de casas e apartamentos que buscam um toque mais despojado e ao mesmo tempo sofisticado em suas decorações.

A coleção 2011 da Home Design - presente em todas as edições da Casa Cor Bahia - e da Home Design Casual trazem peças exclusivas para Bahia e Sergipe. Dentre os destaques, a marca apresenta produtos assinados por nomes como Guilherme Torres, Jacqueline Terpins, Rejane Carvalho, Patrícia Urquiola, Ron Arad, Rô Schmitt, Pedro Mendes e Zanini de Zanine, Roberta Gabriel, André Bastos e Guilherme Leite (estúdio Nada se Leva). Em sua nova coleção, a Home Design traz o estilo maximalista, no qual elementos como cor, móveis, objetos e outros recursos ganham espaço na ambientação.

Outro destaque são peças da coleção Moroso/ Diesel e as roupas de cama da renomada marca Lacoste. A coleção é dirigida a um público que gosta da simplicidade, mas que ao mesmo tempo quer um toque de modernidade, combinando alta qualidade com um estilo leve, casual e confortável.

Dentre os espaços da Casa Cor Bahia 2011 em que as lojas estão presentes, destacam-se as peças incorporadas aos ambientes a seguir.

“Living na Casa" por Rogério Menezes

Peças HD e HDC em destaque: Sofá Chesterfield, Poltrona Tricot, Poltrona Serenitê e Cadeiras Baroque.

Sempre disposto a encarar desafios e decidido a apresentar as diversas facetas do seu trabalho, Rogério Menezes apresenta na Casa Cor 2011 um ambiente diferente dos seus mais tradicionais projetos. O espaço “Living na Casa” é o resultado de um trabalho que vem sendo amadurecido há anos. “Esse ano eu quis mudar um pouco meu perfil high tech, pois acabei ficando habituado a desenvolver apartamentos para jovens. Dessa vez, a minha inspiração veio do requinte. Pensei em uma pessoa mais sofisticada, mais clássica e um pouco mais velha”, conta Rogério.

O luxo e a história, o clássico e o contemporâneo coexistem dentro do espaço. “Fui para o antiquário buscar alguns elementos para demonstrar que quem vive ali tem bom gosto e viaja muito”, diz. Dois exemplos disso são um lustre e um espelho que saíram direto do século XVIII para compor a grandeza do living de Menezes. Para dar um toque moderno, e continuar brincando com a mescla de conceitos, ele acrescentou a escultura “A Maça”, de Romero Brito de 75 cm de altura por 50 cm de largura.

“Todas as peças que estão dispostas dão a sensação de que ali tem alguém vivendo. Não são aquelas coisinhas com cara de que acabaram de sair da loja. A impressão transmitida é a de que os objetos foram adquiridos ao longo do tempo por alguém cheio de referências”, explica. Além disso, há uma variedade muito grande de tecidos, 16 poltronas muito bem dispostas no ambiente.

Um dos pontos que chama mais atenção no espaço é a sua grandiosidade. Trata-se de um living com 150 m²: o tamanho de um apartamento de quatro quartos. No entanto, mesmo com toda essa área, o arquiteto conseguiu imprimir particularidade a cada pequeno espaço desse Living e dar uma feição de lar. “Em todo canto você encontra algo diferente. Quem chegar lá pode se apropriar da forma que quiser dos elementos e peças, estabelecendo uma identificação única. Não um padrão no gosto”, finaliza.



A Home Design não poderia estar de fora na concepção de um projeto moderno e cheio de bom gosto, por isso, Rogério Menezes optou por diversas peças da loja. O Sofá Chesterfield, por exemplo, foi indispensável para a composição. O nome Chesterfield advém de um modelo de sofá criado na Inglaterra onde as principais características são: encosto captonado, almofadas soltas no assento e braços na mesma altura do encosto.

Suas linhas clássicas e a sua característica principal de atemporalidade lhe garantem uma demanda contínua por parte dos profissionais de arquitetura e decoração. A Poltrona Tricot, assinada pela designer Rejane Carvalho, traz alguns novelos de lã ou linha, algumas agulhas para diferenciar os detalhes, tesoura e muito carinho. As premissas básicas dessa bela peça de Tricot são conforto e informalidade.

Para fornecer mais comodidade, Menezes escolheu a Poltrona Serenitê: uma poltrona de leitura, confortável e moderna. Já as Cadeiras Baroque, com design de Jean Christophe Bernard, têm como ponto forte a percepção da textura em um material uniforme. A francesa Acrila é pioneira em criar pecas lúdicas em acrílicos, transitando entre o clássico e o moderno de maneira bastante singular.

Sobre o Master Plan

Mesmo criando um ambiente desafiador para o seu trabalho, cheio de referências e novos conceitos, Rogério Menezes foi o Master Plan da Casa Cor 2011. A ideia principal foi confrontar estilos de vida e as diversas formas do morar. Foram, então, recriados os lofts, de planta livre e vista para o mar de Ondina, o apartamento prático e atual e a casa dos sonhos de proporções bem generosas.

Fazendo referência aos tempos áureos do Salvador Praia Hotel, tempos onde o hotel abrigava as festas e eventos mais importantes da cidade, a boate foi reativada e uma atmosfera de convívio e gastronomia foi recriada, ocupada com pizzaria, restaurante e café voltados para o mar ao redor de uma ampla praça chamada de Praça Casa Cor.

“Sala íntima do casal”, por Adélia Estevez

Peças HD e HDC em destaque: Poltrona Linha, Mesa de Centro Híbridos, Mesa Lateral Ring e Carro Bar Teca.

O ponta-pé inicial da proposta de Adélia Estevez no momento de criação da “Sala íntima do casal” da Casa Cor 2011 foi criar, em 50m², um espaço que permita aos moradores desfrutarem com comodidade dos melhores momentos de intimidade dentro do lar.

“A ideia é que essa sala integre uma casa grande e pertença a um casal maduro, porém, contemporâneo”, conceitua Adélia, “um local onde os dois tenham momentos de lazer, desde assistirem a um filme, lerem livros e até cozinharem, sem precisarem se deslocar para outros cômodos”. Seguindo o tema de que esse deve ser um lugar em que o casal desfrute de um universo particular, a designer projetou um espaço gourmet com estrutura para pequenos jantares entre amigos.

Adélia elaborou um ambiente descontraído, sem muito luxo, mas, como de costume, muito elegante, utilizando peças de decoração da Home Design. “Prezo, principalmente, pela qualidade dos objetos. A Home Design atende perfeitamente às minhas necessidades”, diz. Mesclando cores modernas como tangerina e off-white, Adelia harmoniza com sutileza o clássico e o moderno. “Tenho certeza de que o resultado será bastante original e descontraído”, finaliza.

Na grande lista de peças utilizadas por Adélia está a Poltrona Linna, assinada pela designer Jader Almeida. Fabricada em madeira maciça e conchas de multilaminado, a partir de cortes computadorizados e processos manuais. Uma proposta que re-visita elementos de época, onde vanguarda e memória sintetizam a intenção do produto. Sua melhor definição é a atemporalidade. Seguindo os produtos de qualidade, a mesa de Centro Híbridos, do designer Josér Marton, traz a essência da Coleção Híbridos reunindo várias funções: móvel, adorno e iluminação.

A criatividade do artista também revela uma mesa de centro, com pés torneados e vaso para flores, e um espelho, que agrega funções de suporte para casacos e apoio para objetos, como celulares, chaves e outros. A Coleção Híbridos consta com edições limitadas.

Todas as peças contém uma gravação à laser com a assinatura do designer e o número serial da peça, sendo que algumas peças terão números limitados. Quem adquirir uma peça limitada Híbridos receberá um certificado de obra de arte assinado pelo artista. A Mesa Lateral Ring, do designer Jader Almeida, e o Carro Bar Teca, assinada pela Designer Jader Almeida, são mais dois destaques de produtos elegantes e de estética atemporal.

“Suíte da Noiva”, por Cláudia Lopes e Daniela Lopes

Peças HD e HDC em destaque: Sofá Lux, Poltrona Josephina e Mesa Antoinnete.

Um ambiente que consiga reunir o clássico e contemporâneo pensado para uma noiva que quer ter tudo ao seu alcance. Foi a partir dessa ideia central que Cláudia e Daniela Lopes desenvolveram o seu espaço na Casa Cor 2011: a “Suíte da Noiva”. É um clássico sobre a noiva. “Pensamos desde uma iluminação adequada até uma mesa lateral com provas de bolos para transmitirmos a ideia de que ela está planejando tudo para o dia do seu casamento”, explica Cláudia.

Os elementos são diversos: uma papelaria da noiva - imprimindo a sensação de que a noiva está escolhendo seus convites; fotos de noivas famosas, para estimular a imaginação da concepção da cerimônia.

As arquitetas buscaram por peças que casassem com o ar clássico e contemporâneo presente no espaço, logo, nada melhor que a Home Design para oferecer produtos de qualidade. Exemplo disso é o Sofá Lux, dos designers Guilherme Leite e André Bastos, que se destaca pela tendência do capitonê que surge no encosto do móvel integrando luxo e charme na mesma concepção de clássico e moderno. De presença marcante, o Lux é uma das peças que conferem requinte ao ambiente.

Outra escolha acertada, segundo Cláudia e Daniela, foi a Poltrona Josephina, assinada pela designer Rô Schmitt. Num design moderno, mas baseado em clássicos europeus, esta poltrona destaca-se pela elegância e charme de seus acabamentos e detalhes feitos em seu estofo. A integração de design moderno com características do mobiliário clássico segue os mais novos padrões de decorações nacionais e internacionais facilitando sua inserção em qualquer tipo de decoração e ambiente.

A Mesa Antoinnete, com designer do Estúdio Nada Se Leva, também fornece beleza e classe ao ambiente da noiva. A mesa é composta por dois cubos sobrepostos, um de acrílico cristal e o outro espelhado. “A proposta é causar altered perceptions, ou seja, provocar a dificuldade de perceber a fronteira entre a realidade e o virtual”, preconiza André Bastos, sócio e designer da Nada se Leva.



“Loft do Marchand” por Flávio Moura

Peças HD e HDC em destaque: Mesa Lateral Parso, Mesa de Jantar Fifties e Mancebo Lancilotto.

Pensado para um casal de marchands, a arte é o ponto forte do projeto “Loft do Marchand” desenvolvido por Flávio Moura para a Casa Cor 2011. “Esse é um loft transformado numa grande galeria de arte. Quem entrar no meu espaço apreenderá um pouco mais sobre o universo artístico de Florian Raiss”, explica o arquiteto. Pinturas, relevos e todos os tipos de desenho do artista carioca marcam presença no ambiente. A obra Quadrúpede, uma estrutura de bronze que ora segura uma flor, ora segura uma maçã é uma das obras mais famosas de Raiss.

Flávio decidiu transformar o loft num apartamento, com direito a quarto, sala de jantar, banheiros varandas e tudo mais. “Resolvi colocar todos esses ambientes para dar uma sensação de casa, mas sem portas”, diz. Ele buscou usar móveis que possuíssem linhas retas, toques do clássico, valorizando a contemporaneidade com a ousadia e experimentação de misturar metais dourados, prateados e bronze. Além de também ter feito um mix entre cinzas, grafites, beges e areias.

Para executar bem as suas intenções Moura recorreu à Home Design para encontrar peças que atendessem a sua demanda. Três delas são as grandes vedetes do espaço: a primeira é a mesa Lateral Parso, do designer Fabrizio Rollo.

Feita totalmente artesanal e revestida em patchwork de aço inox, a peça é um “brilho” de design e qualidade. Também se destacando em meio a tantas obras de arte, a mesa de Jantar Fifties, assinada por Guilherme Torres, é inspirada nos apoios da marquise do Ibirapuera, já que o designer a elaborou no dia quem fez uma caminhada pelo parque.

Já o Mancebo Lancilotto, do designer Leonardo Bua, é um projeto que nasceu da necessidade de se pensar um acessório que tem um desenho agradável mesmo quando "não vestido". Um projeto de composição elementar, constituído por um formato de pirâmide truncada e algumas hastes livres dentro da base, como um lápis solto dentro da caixa. A extremidade superior recebe um corte diferenciado, o que possibilita que diversos tipos de objetos sejam pendurados.

“Garagem” por Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza

Peças HD e HDC em destaque: Poltrona Pasha e Mesa Lateral Besame Mucho.

A meta para criação do ambiente “Garagem” da Casa Cor 2011, assinado por Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza foi conceber um espaço essencialmente masculino, preparado para receber um carro e suas peculiaridades, mas que também fosse palco para outros usos intrínsecos ao dia-a-dia atual.

Para isso, os arquitetos levaram um modelo fictício de um homem, com mais de 40 anos, apaixonado por carros, por esportes, pelas músicas do Bob Dylan, por receber amigos, e preparar drinks. O que mais chama atenção no ambiente é o caráter contemporâneo e masculino que ele tem. A atmosfera é sombria, a iluminação é pontual, entretanto extremamente acolhedora. Além disso, as fotos de Fabrício Fasano, vindas especialmente para o ambiente, são grandes pontos focais do espaço.

O espaço, contemporâneo e acolhedor, foi dividido virtualmente em 4 ambientes: parada do carro, home e espaço gourmet e lavabo. “Para integrar os espaços e criar unidade visual usamos como base arquitetônica um piso de concreto que simula madeira cor Tabaco”, afirma Gabriel Magalhães.

Em todos os ambientes da Garagem, a Home Design está presente. No gourmet, eles optaram por marcar a posição especial daqueles que ocupam a cabeceira com Poltrona Pasha, uma peça feita em policarbonato e extremamente versátil, pois se adapta em ambientes indoor e outdoor. Tem versões nas cores preta, branca e transparente. Sua forma clássica combinada com materiais modernos é a síntese perfeita entre tradição e inovação.

No home living, a Home Design também marca presença com a mesa Lateral Besame Mucho, com design de Jacqueline Terpins. Em novo material, ela foi lançada em corian, matéria-prima que combina com perfeição minerais naturais e resina acrílica de alta qualidade. A peça tem uma superfície sólida, maciça e resistente. Como resultado estético, este material passa a sensação de porcelana fosca, permitindo criar ambientes sensoriais e criativos. É durável, não descasca e é resistente à maioria dos impactos e arranhões que ocorrem em áreas de uso intenso.

“Espaço Gourmet” por Isa Brandão e Ellen Simões

Peças HD e HDC em destaque: Estante Pega Varetas e Mesa Lateral Piu.

Num “Espaço Gourmet”, nada mais justo que o chef gourmet seja a grande estrela do ambiente e foi exatamente assim que pensaram a arquiteta Isa Brandão e a designer Ellen Simões, responsáveis pelo espaço na Casa Cor 2011. “Criamos um canto para o chef, onde a disposição dele é central.

O objetivo é convocar todas as atenções para ele”, explica Isa Brandão. Pensado como um grande protagonista do espaço, até mesmo uma espécie de palco foi desenvolvida para ele. Para não abandonar a importância do oceano, Isa e Ellen pensaram no projeto também com um mirante, onde pudessem conjugar o mar e o gourmet.

As arquitetas esclarecem que esse espaço não é apenas uma cozinha, é também um espaço para socialização. “Se você quiser fazer um petit-comitê, um coquetel para 40 pessoas, você terá tudo às mãos. Não é só uma varanda, ela tem um objetivo de fazer pequenos eventos”, completa Isa, que buscou, em todo projeto fazer um link com a sustentabilidade. “Acredito que o design e a sustentabilidade não são opostos, são complementares”, finaliza.

Alguns dos grandes destaques do ambiente são a Estante Pega Varetas, do designer Estúdio Carlos Resmini. A inspiração para o desenvolvimento da estante está no jogo homônimo, onde um feixe de varetas é jogado ao acaso. Pensando na imagem planificada da brincadeira, surgiu a idéia de usar um círculo como elo de ligação das varetas espalhadas.

As varetas foram, então, entendidas como montantes e prateleiras. Sendo o jogo simples, fácil de brincar e transportar, a estante mantém essa premissa, e sendo assim, pode ser montada e desmontada.

Outra peça que chama atenção é a Mesa Lateral Piu, desenvolvida pelo designer Bernardo Senna. Com estrutura em madeira torneada, a mesa é quase uma caricatura de uma pata de pintinho. Ou seja, trata-se de uma proposta alegre e colorida, que revitaliza com bom humor e elegância os espaços onde é colocada.

“Brinquedoteca” por Janete Chaouí

Peças HD em destaque: Cavalinho Gioco e Conjunto Bambino.

Ao entrar na “Brinquedoteca”, ambiente desenvolvido pela arquiteta Janete Chaouí, os visitantes da Casa Cor 2011 serão automaticamente transportados para o mundo das crianças. Segundo Janete, a ideia surgiu da vontade de criar um espaço que propiciasse o resgate do “brincar” e que levasse a criança para o mundo da fantasia.

Todos os elementos presentes foram inspirados em ícones do imaginário infantil, como o portal de entrada, que faz referência a um arco-íris e é o responsável pela transição de quem chega à Casa Cor ao mundo das crianças. “Por ser uma Brinquedoteca, tive a possibilidade de usar a criatividade sem limites com a garantia de bastante liberdade para criação e concepção do ambiente”, afirma a arquiteta.

O tom lúdico é ratificado com a utilização das quatro cores primárias e vibrantes (azul, amarelo, vermelho e verde) que conferem a unidade da linguagem de todo o projeto. A alusão à infância é marcada pela presença de diversos elementos: os carrinhos na estante relembram o jogo tetris; o camarim com fantasias estimula a imaginação das crianças com a experimentação de personagens; uma bancada com espelho e muita maquiagem ajuda nessa transformação; e um castelo de contos de fadas permite aos pequenos subir e escorregar em uma piscina cheia de bolas.

Para criar um ambiente verdadeiramente infantil e mágico, Janete Chaouí recorreu a Home Design para encontrar peças que a ajudassem na composição. O Cavalinho Gioco, em metacrilato, desenvolvido pelo designer Zanini de Zanine foi um grande casamento com a sua vontade. Numa aposta de que o gosto pelo design pode ser incentivado desde a infância, a peça faz uma releitura minimalista do tradicional cavalinho de balanço.

Esta nova versão teve como maior desafio conciliar a simplicidade, o lúdico e a necessária estruturação para a peça que oscila apoiada em apenas um ponto. A peça recebeu prêmios do Museu da Casa Brasileira 200, ficando em segundo lugar na categoria mobiliário e também da IDEA Brasil 2010, com o Prêmio Ouro. Além do Cavalinho Gioco, ela também usou o conjunto Bambino (cadeira e mesa infantil), também desenvolvido pelo designer Zanini de Zanine.

“Suíte do Hotel” por Margarete Iglesias

Peças HD e HDC em destaque: Cama Migoto, Banqueta Kalup, Cadeira Giovanna e Poltrona Vitória.

Para Margarete Iglesias, responsável pela concepção do ambiente “Suíte do Hotel” da Casa Cor 2011, o tema fala por si só. Mesmo assim, a arquiteta buscou não fazer o esperado: conjugou a funcionalidade de uma suíte de hotel com o aconchego de um quarto, que poderia ser da própria casa do visitante do espaço. Além disso, Margarete afirma que queria um ambiente que pudesse ser universal, nada que fosse específico da Bahia. “Essa suíte poderia estar em qualquer lugar do mundo”, completa.

Por conta de a suíte estar muito próxima do mar, a arquiteta quis torná-la uma extensão dele. Daí vem o forte uso do azul-turquesa: o oceano foi trazido para dentro do quarto. “A nossa proposta era termos um projeto atemporal, que não fosse impessoal; ele deveria passar um certo calor e conforto. Colocamos, obviamente, todos os itens que remetem à funcionalidade de um quarto de hotel, mas, ao mesmo tempo, conseguimos uma essência de lar no ambiente”, finaliza.

Os móveis em tecido da Home Design casaram completamente com a proposta aconchegante do ambiente, fugindo da distância e do ar impessoal dos quartos de hotel. A Banqueta Kalup, assinada pelos designers Graça Kazan e Luiz Mário Moura, a cadeira Giovanna e a Poltrona Vitória são todos estofados e revestidos em tecido, colaborando bastante com o jogo de tecidos que faz a ambientação do espaço. Além disso, o Carrinho Lap Table e o Tapete Super Silk adicionam requinte à suíte.

“Espaço Residence” por Márcia Meccia

Peças HD e HDC em destaque: Buffet Aquarela, Sofá Darya e Cadeiras Brera.

O mar e o colorido de Salvador foram as grandes inspirações para Márcia Meccia criar o seu ambiente da Casa Cor 2011, o “Espaço Residence”. Um dos grandes focos da arquiteta, foi o aproveitamento do espaço, compatível com a realidade de vida urbana, bem como o uso de peças de design em formatos adequados. Como em tudo há desafios, o dela foi viabilizar conforto para a vida real num espaço tão pequeno.

Buscando peças que estivessem de acordo com os interesses do seu ambiente, a arquiteta recorreu a Home Design, expert em móveis com conforto e praticidade. Inspirada no neoplasticismo das obras do pintor Piet Mondrian, a peça Buffet Aquarela, da designer Rô Schmitt, é um dos destaques.

Para Márcia, o forte colorido da peça, realçada por um laminado resistente a riscos, tem tudo a ver com a beira do mar da Bahia. É elaborado em compensado e MDF, e sua parte interna possui prateleiras e um gaveteiro para talheres com fundo em couro ecológico branco. O acabamento interno é em laca branca. Possui medidas variadas, começando com três portas podendo chegar ate cinco.

Para fornecer mais requinte ao ambiente, tem-se o Sofá Darya, desenvolvido pelos designers do Estúdio Nada Se Leva. É uma peça feita com madeira de reflorestamento e tecido de fibra de bambu. Além disso, as Cadeiras Brera, ajudam na sensação de praticidade. Apesar da inspiração européia da designer Rejane Carvalho Leite (Brera é um bairro de Milão), Meccia acha que o uso da palhinha lembra os móveis coloniais baianos. Tem transparência, leveza e toque artesanal.

“Loft do Colecionador” por Mario Figueredo

Peças HD e HDC em destaque: Luminária Cone Light Tripod e Móvel Aranha
O conceito do projeto de Mario Figueredo para o ambiente “Loft do Colecionador” da Casa Cor 2011 gira em torno da ideia da constante renovação. “Sempre estamos adquirindo objetos e referências de nossas vidas, e a nossa residência é a guardiã dessas memórias.

Esse conceito será refletido no projeto em pequenas coleções, de valor artístico ou não, de bom-gosto ou não, mas certamente com grande valor sentimental”, explica o arquiteto sobre as referências que utilizou no espaço.

O tema do loft é propositalmente dúbio, na verdade o colecionador aqui em questão não coleciona objetos, ele recolhe e guarda os fragmentos da própria vida até aquele instante. O visitante poderá conferir obras de arte conceituais, coleções de canecas de extintos festivais de choppe, moedas, garrafinhas, coleções de gravura. “Tudo caracterizado por no mínimo duas peças, para refletir o critério de repetição que caracteriza uma coleção, e que se inicia com no mínimo duas peças”, finaliza.

Mario afirma que a escolha pela linha de produtos da Home Design se deve ao fato de que ela associa o que existe de vanguarda no design mundial a um uso confortável pelas pessoas, o que se relaciona muito bem com o tema que essencialmente é "vamos celebrar a nossa vida, tenha sido ela como for".

Exemplo disso é a Luminária Cone LigthTripod, com design de Tom Dixon. Feita por um processo de chapas de alumínio girando sobre um molde de aço, o cone de alumínio multi-funcional, com o seu convexo difusor acrílico de alto brilho, vem em dois tamanhos. O grande cone é de tamanho generoso e pode ser usado como pingente, luz ou andar como um candeeiro de pé gratuitamente em um carrinho de aço cromado. A alongada, Small Cone, é um pingente direcional, mas também pode ser usado no suporte, em combinação com grande cone.

O Móvel Aranha, também um ponto forte do ambiente, teve o designer assinado pela Em2 design, uma peça inspirada nos móveis retrôs dos anos 50. Com um toque moderno conseguido pelo uso das cores e entalhes da porta, é um móvel também funcional, pois trata-se de uma peça de apoio/bar.

A porta se abre exibindo seu espaço interno criado para copos e acessórios, ficando as bebidas expostas na parte superior do mesmo.

“Espaço Inteligente” por Simone Sélem, Gizélia Souto e Milce Silveira

Peças em HD e HDC em destaque: Mesa de Jantar Tarah e Mesa Apoio Bosque.

O “Espaço Inteligente”, da Casa Cor 2011, assinado por Simone Sélem, Gizélia Souto e Milce Silveira é uma mostra arquitetônica interativa, que envolve ações culturais, e tem como foco apresentar soluções de arte, técnicas e sustentáveis aplicadas nas áreas de arquitetura e arquitetura de interiores. A arquiteta Simone Sélem conta que foram utilizados materiais com maior ciclo de vida no projeto.

“O objetivo disso foi minimizar a extração de matérias virgens da natureza. Estávamos preocupadas com a questão ambiental, mas não deixamos de levar em consideração a estética e o design, que estará presente no mobiliário, nos acabamentos e adornos”, explica. O ambiente será predominantemente branco, com a cor verde pontuada em alguns elementos.

O público verá um espaço funcional decorado com bom gosto, através de materiais que proporcionam o conforto térmico, acústico, tátil e visual. Ali também serão aplicadas soluções para a utilização de uma energia mais limpa, racional e adequada para todas as pessoas. “Trabalhamos com materiais extraídos da cana de açúcar, como o plástico verde, presente em embalagens plásticas e na produção do espaço”, finaliza Simone.

99% dos móveis utilizados no ambiente provém da Home Design, principalmente aqueles que possuem tecidos ecologicamente correto. Os destaques do espaço são a Mesa de Jantar Tarah, do designer Pedro Mendes e a Mesa Apoio Bosque, assinada por Guilherme Leite e André Bastos e que faz parte da Linha Bosque em Casa. Essa linha traz peças lúdicas e versáteis, com acabamentos em madeira e laca, fazendo com que o usuário possa montar sua própria floresta.

SERVIÇO:

Home Design e Home Design Casual
Evento: Casa Cor Bahia 2011
Local: Av. Getúlio Vargas, 2238 – Ondina, Salvador-BA
Período: 29 de setembro a 9 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário