12/09/2011

JORNALISTA CAPIXABA NO LIVRO DE MARCO SABINO



‘História da Moda’ tem depoimento de Betty Feliz.

Depois de lançar O Dicionário da Moda, primeira obra do gênero escrita no Brasil, Marco Sabino retorna ao mercado com seu novo livro. História da Moda coloca em evidência, como o próprio título deixa claro, a trajetória do homem desde que ele começou a usar indumentárias que o protegessem do frio até os dias atuais.

Entre pesquisas, registros históricos, fotos e ilustrações, o autor colheu depoimentos de vários profissionais de moda brasileiros, entre eles o da jornalista capixaba Betty Feliz.



Em seu depoimento, Betty faz justiça ao Rio de Janeiro, refrescando “a memória de quem esqueceu ou finge não lembrar-se” de que as semanas de moda (ou fashion weeks) brasileiras tiveram início na cidade maravilhosa, na década de 1980.

“Transitávamos entre os ateliês dos estilistas e os saguões dos hotéis – lembro-me de desfiles memoráveis realizados durante fartos e chiques cafés da manhã cinco estrelas...” lembra Betty que, na época, trabalhava no jornal A Gazeta, onde foi a primeira profissional do Espírito Santo a escrever sobre moda.

Como inúmeras jornalistas que acompanharam a movimentação da cena fashion carioca, a jornalista cita importantes nomes que fizeram história na moda nacional,como Georges Henri, Alice Tapajós, Andrea Saletto, Luiz de Freitas, entre tantos outros, e de como os lançamentos mobilizavam a mídia e agitavam os bastidores do Rio de Janeiro, fazendo incidir todos os holofotes sobre a cidade.



Com sua obra bem construída e editada, Marco Sabino contribui para ampliar a compreensão de um tema que, segundo Betty, “o Brasil ainda trata com pudor e timidez”. História da Moda tem apresentação de Regina Martelli e Patricia Veiga e na contracapa traz um depoimento de William Stoddart, diretor de arte da Madame Figaro.

O livro, uma publicação da Havana, selo editorial da els2, contou com o patrocínio da editora Campus/Elsevier

Nenhum comentário:

Postar um comentário