23/09/2011

Neto Lobo e a Cacimba: música para o mundo



“O olhar passa pelo sertão nordestino, mas segue em frente; vamos até onde a vista pode chegar E ainda somos brasileiros, nordestinos, restos tropicais. Muito orgulho, pouco grito, cachaça e heavy metais”. (Neto Lobo)

Assim começa a peleja de um grupo que canta a cultura interiorana desde 2001 tendo como pano de fundo as possibilidades sonoras de um mundo inteiro. A banda Neto Lobo e a Cacimba tem como principais características a mistura da linguagem pop com elementos tradicionais da música nordestina e afrobaiana, com destaque para a utilização de instrumentos típicos como pandeiro, zabumba, timbau e surdo virado. Neto Lobo (composições, voz e violão) é acompanhado por Duda Brandão (guitarra e disco voador), Sidnei Rasta (bateria), Jonatas Fernandes (contrabaixo e vocal) e Tiago Coelho (percussão).

“O primeiro disco da banda, Neto Lobo e a Cacimba, faz um ‘apanhado’ de seus oito anos de existência, distribuídos em várias fases que se entrelaçam: resistência, cultura interiorana, persistência, baianidade e, por último, uma temporada de oito meses no Rio de Janeiro”, diz Neto Lobo.

O álbum foi gravado entre julho de 2007 e janeiro de 2008, com letras que falam do cotidiano do nordestino em suas diversas viagens e adversidades, embaladas pelo forte sotaque regional e pela voz marcante de Neto Lobo, que personaliza a banda com seu jeito efusivo e envolvente de cantar a vida dos nordestinos. Para dar mais excelência ao disco, a gravação ficou por conta de andre t. (produtor dos discos de Rebeca Matta, Cascadura, The Dead Billies e Retrofoguetes).



O figurino da banda remete ao estilo de vida do nordestino, porém sem perder os traços de modernidade que dialogam com o tradicional. O cenário é pensado para proporcionar uma atmosfera que remeta a paisagens do interior, contextualizando com a proposta musical.

Algumas músicas se destacam como Eu Sou do Gueto, que virou um hino da classe trabalhadora baiana; Pedra do Elefante, uma homenagem a Itaipuaçú (RJ), que acolheu a banda durante uma turnê de 8 meses no Rio de Janeiro, além de Zefirino Faz a Feira e Mariana do Amparo, executada nas FMs de Salvador entre 2002 e 2004. A Peleja do Diabo com a Flor, eleita pelos fãs como a melhor música da banda, faz parte da trilha sonora da novela Malhação Conectados (Rede Globo, 2011-2012).

“A peleja do diabo com a flor fala do cotidiano do nordestino através da dualidade bem x mal, metaforicamente representados na letra; o bem há que prevalecer”, completa Neto Lobo. A peleja é executada nas rádios públicas do Brasil (ARPUB) desde 2009 por ter sido uma das mais pedidas da Educadora FM (Bahia), devendo alcançar novos ouvintes de todas as idades com sua estreia na TV Globo.

O grupo já fez apresentações no Projeto Som Salvador, Pelourinho, Quadra do Malê de Balê, Galpão Cheio de Assunto, Teatro Jorge Amado (ao lado de Geraldo Azevedo, Roberto Mendes e Chico César) no Projeto Fome Zero, VI Mercado Cultural, cidades do interior da Bahia e demais estados do nordeste. Na temporada carioca, se apresentou no Severyna de Laranjeiras, Casa do Caranguejo (Niterói), Feira de São Cristóvão, Casa Rosa, Posto 9 e Circo Voador, dividindo o palco com nomes como DJ Cyro, Lia de Itamaracá, Alceu Valença e Zeca Baleiro.

Em 2009, a banda fez uma temporada pelo interior baiano saindo de Juazeiro até Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, culminando com o São João no Pelô e em Utinga, na Chapada Diamantina. Em agosto, fez a abertura da Exposição Contados (Escola de Belas Artes, UFBA) e se apresentou na Feira da Música (CE), sendo uma das duas representantes da Bahia no evento.

De setembro a dezembro de 2009 a banda se apresentou no Pelourinho com o Projeto Neto Lobo e a Cacimba toca forró e convida ao lado de Zé de Tonha, Bando Virado no Móhi de Coentro e A Volante do Sargento Bezerra. Em novembro, tocou em Recife durante a Feira Música Brasil e novamente na Ilha de Itaparica ao lado de Roberto Mendes.

Em 2010, a banda fez mais uma temporada pelo nordeste e se apresentou ao lado de Márcio Mello no Projeto Música no Porto (Porto da Barra, Salvador) e na Festa de Arembepe com Adão Negro, Jau e Jorge Aragão. A banda participou e foi escolhida uma das melhores do Festival "Grito Rock" (Quebra Mar na Barra da Tijuca - RJ), o maior festival integrado do Brasil.

Sobre o Grito Rock, Neto relembra: “Esse resultado foi surpreendente pois as bandas inscritas, em sua maioria, eram de trash metal. Começamos o show no meio do público fazendo um arrastão cultural com a música Reisado, tradicional do folclore nordestino, seguido por uma roda de capoeira. Naquele dia eu me lembrava bastante de uma frase de Raul Seixas: o importante não é o jeito de se falar e sim o jeito de se fazer”.

A banda gravou, no começo de 2011, o single Minha Música, com as participações de Gabi Guedes (Orquestra Rumpilezz) e Morotó Slim (Retrofoguetes). Em setembro, através do Edital de Circulação da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Neto Lobo e a Cacimba iniciou, em Ribeira do Pombal, a turnê Salve, Salve o Nordeste, se apresentando em um trio elétrico.

As próximas apresentações acontecem no sertão produtivo e semi-árido - Juazeiro (01/10), Jaguarari (22/10), Uauá (29/10), Senhor do Bonfim (05/11) e Cipó (12/11) -, com a participação do poeta e ator Zé da Mala (Gabriel Bandarra).

“O Projeto Salve, Salve o Nordeste é uma singela e sincera homenagem aos grandes mestres nordestinos. São poetas, cantadores, tocadores, compositores e contadores de causos que enriquecem, perpetuam e divulgam a nossa cultura interiorana. A utilização do trio elétrico se deve pela sua importância histórica para a música baiana, independente de estilos”, resume Neto Lobo.

Neto Lobo e a Cacimba participou das coletâneas Rock in Bahia (Bahia, 2008), cd patrocinado pelo FazCultura e O Novo Som do Brasil (Rio de janeiro, 2010), do DJ Cyro, resultado de 5 anos de pesquisa do DJ carioca que reúne músicas de diversos estados brasileiros; Neto Lobo e a Cacimba foi escolhida para representar o momento musical da Bahia, além de ter sido a única banda com duas músicas inclusas no cd (Ladeira e Eu sou do gueto).

No final de 2011, o grupo conclui a gravação do primeiro clipe oficial, A voz de mais um dia e segue para a terceira temporada no Rio de Janeiro com lançamento do CD e clipe no Circo Voador, com as participações de Farofa Carioca, DJ Cyro, Paulinho Moska, Martin’ália e Alceu Valença. Para 2012, shows pelo Brasil enquanto prepara a primeira turnê internacional.

Baixe o CD da banda no link http://www.4shared.com/get/QWetlYDD/Neto_Lobo_e_a_Cacimba.html

Arrebenta, cabeça de açoite!* Leva sabedoria e esquece essa agonia!
*cabeça de açoite: Pensamento ligeiro, atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário