18/09/2011

Público lotou as ruas e largos do Pelourinho ontem, dia 17



As ruas do Pelourinho neste sábado, dia 17 de setembro, se transformou eu um verdadeiro tapete humano. O público - baianos e turistas, compareceu em massa para prestigiar as atrações da noite nos Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Praça das Artes. O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), por meio do Pelourinho Cultural, abriu os espaços históricos para o Conexão Vivo, Futurama e o show do grupo Surdo Virado.

O fluxo de pessoas surpreendeu o casal Márcio e Jussara Lima, que foi assistir ao grupo afro, Surdo Virado. “Quando cheguei aqui me assustei com tanta gente. Parecia um Pelourinho que não via há muito tempo. Fico feliz com as mudanças culturais e, sobretudo, a iniciativa de dar oportunidade aos grupos que estão começando”, pontua. Jussara, sua esposa, completa: “é bom voltar ao Pelourinho e ver tanta vida, tantas pessoas brincando em paz”.

O Surdo Virado tocou em seu repertório músicas da Timbalada, Carlinhos Brown e Olodum. As atividades fazem parte do esforço do CCPI, por meio do Pelourinho Cultural, em dinamizar cada vez mais os espaços do Centro Histórico de Salvador, oferecendo ao público uma programação diversificada e de qualidade.



Dentro da agenda da noite, o Largo Tereza Batista foi o primeiro a abrir as atividades musicais, que contou com diversos artistas, como Marcia Castro e Ana Cañas, duas das mais esperadas do Conexão Vivo. O público se rendia à musicalidade da noite, não se importando com o aperto. A consultora de moda, Andrea Bernardo diz ser fantástico o que estava acontecendo ali.

“É bom ter uma programação dançante, com músicas de qualidade, inovadoras e com espaços frequentados por pessoas interessantes e pacificadoras. Estou muito satisfeita com o que vejo aqui”, diz. Entre os intervalos de um artista e outro, o público se deslocava entre os largos, como a exemplo do show realizado dentro da programação do projeto Futurama, liderado pela Maquinário Produções Artísticas, e que escolheu a Praça das Artes para suas intervenções culturais, que mais cedo já tinha contado com mesas redondas e debates sobre a sustentabilidade do Centro Histórico. A modelo Larissa Amado diz apoiar esse momento no Pelourinho.

“É importante voltar a pensar no Centro Histórico como algo que de fato vá mudar a vida cultural da cidade. Sou frequentadora, acompanho toda movimentação e já percebo significativas melhoras na programação cultural. É bom voltar a ter as pessoas aqui de volta, enchendo os largos de alegria. Este lugar representa muito para gente”, diz.



O músico Dante Costa, frequentador do Pelourinho há 22 anos, fala sobre o que estava vendo naquele dia. “Culturalmente o Pelourinho está voltando a viver. Isso é ótimo. Agora temos que pensar de que forma o Centro Histórico pode promover a sua sustentabilidade. Esse é o grande desafio” conclui.

Hoje a programação segue com o Conexão Vivo, a partir das 18h30, no Largo Tereza Batista e contará com apresentações de Deco Lima (MG) QUE convida Fred 04 (PE)Lucas Avelar convida Flávio Renegado (MG)Graveola e o Lixo Polifônico (MG) convida Jards Macalé (RJ), Sílvia Machete (RJ) convida Moreno Veloso (BA).

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário