02/09/2011

SAMBA MARCA TERRITÓRIO NO PELÔ



Largo Quincas Berro d´Água volta a ser palco do samba e resgata importantes nomes.

“Boa noite pra quem é de boa noite, bom dia para quem é de bom dia, a benção meu papai a benção, maculelê é o rei da Bahia”. O verso da música cuja autoria é de Firmino de Itapuã faz muita gente voltar no tempo e relembrar as épocas áureas das rodas de samba da Bahia.

E é com essa intenção de resgatar nomes e momentos especiais que cravaram a cultura baiana na história da música popular brasileira que o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) traz de volta ao Centro Histórico nomes como Gal do Beco e Firmino de Itapuã em shows de valorização e diversidades que ocorrerão nos dias 7, 14, 21 e 28, com Gal, e 11 de setembro, com Firmino, no Largo Quincas Berro d´Água.

A cantora, que ficou famosa com o projeto Beco de Gal, na avenida Vasco da Gama, volta com sua marca após sete anos quando o projeto passou por um período de hiato. A oportunidade busca devolver ao Largo Quincas Berro d´Água o status de “casa do samba”, como já foi tantas vezes caracterizado. Gal, que se emociona ao falar do Beco, ressalta o quanto é importante esse momento.

“É um resgate de vida, de uma história de muito sacrifício que foi se perdendo por falta de apoio. Espero que esse retorno seja marcado pela prosperidade, porque pela emoção já está sendo”, afirma.

No repertório, além de receber os amigos da velha-guarda do samba, a artista cantará músicas autorais e de grandes nomes como Clara Nunes, Paulinho da Viola e Valmir Lima. Gal também receberá Melodia Costa e Juliana Ribeiro no palco.



Firmino de Itapuã – O sambista, grande difusor do samba de roda e da chula, é um velho conhecido do Centro Histórico. Seu nome não poderia faltar na programação do CCPI quando o assunto é samba.

Com 50 anos de carreira, Firmino, hoje com 69 anos, receberá convidados ilustres para comemorar sua volta oficial ao Pelô. “Levarei Gal do Beco, Melodia Costa, Maria Luiza e outros amigos que me ajudarão a brincar e alegrar o público durante quatro horas de show no Quincas”, diz animado.

Firmino Rodrigues Filho recebeu no final do ano passado a Medalha Zumbi dos Palmares pela Câmara Municipal de Salvador e será recebido no Pelourinho, por meio do CCPI, com as honras de “prata da casa”.

SERVIÇO

ONDE: Largo Quincas Berro d´Água

O QUÊ: Beco de Gal – Gal e Convidados

QUANDO: 07, 14, 21 e 28 de Setembro l 21h

O QUÊ: Firmino de Itapuã e Convidados

QUANDO: 11 de Setembro l 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário