28/10/2011

Artesãos de Simões Filho e Mata de São João mostram seu trabalho em Salvador

Trinta artesãos das comunidades de Pitanga de palmares, Dandá e Fundação Terra Mirim (Simões Filho) e Alto da Bela Vista (Mata de São João) terão a possibilidade de mostrar seus trabalhos em Salvador, na Feira de Artes que acontecerá durante dez finais de semana no estacionamento do Aeroclube.

A mostra já está em curso e os empreendedores participam com o apoio da Concessionária Bahia Norte.

“Nosso objetivo é aumentar as vendas e também divulgar e expandir nosso trabalho. É uma grande oportunidade para o crescimento do grupo”, comemora Sandra Santos de Santana, líder comunitária da comunidade do Dandá.

As 12 artesãs dessa comunidade, que participam da iniciativa, utilizam a piaçava para confeccionar produtos como descansos de pratos e copos, jogos americanos e brincos. “Conseguimos agregar valor à piaçava, que era utilizada apenas pra fazer vassouras”, detalha Sandra.

A Feira de Artes se constitui em mais uma opção de lazer para os soteropolitanos e reúne inicialmente 15 expositores, mas as inscrições ainda estão abertas. A mostra conta ainda com exposição de telas, livros artesanais, camisetas e uma praça de alimentação na qual os visitantes encontram comida de boteco, acarajé e comida italiana, entre outros.

“O trabalho desse grupo que está sendo formado na Feira de Artes não pára por aqui. Vamos expor em outras mostras, como a Expoarte. O objetivo é divulgar o trabalho dos artesãos, aumentando a venda, e este trabalho está sendo iniciado com a Feira de Artes”, comenta Mara Rubia Oliveira Damasceno, coordenadora do evento.

Os artesãos, apoiados pela Bahia Norte, trabalham com produtos feitos com piaçava, folha de bananeira, crochê, fibra de bambu e palha da costa, além de produzir óleos, essenciais aromatizantes e arranjos de flores tropicais. “A demanda do artesanato é latente nas comunidades atendidas pela equipe socioambiental da Bahia Norte.

Acreditamos que a participação na Feira Casa de Artes seja uma oportunidade de contribuir para o escoamento da produção, inserindo esses artesãos no circuito de feiras de Salvador e Região Metropolitana”, afirma Leana Mattei, coordenadora do setor socioambiental da concessionária.

A Feira abre nas sextas-feiras e fecha nos domingos, funcionando das 16h às 22h. Na próxima semana, devido ao feriado de 2 de novembro, a mostra será aberta na quarta-feira, 16h.

Serviço:
O que: Feira de Artes
Onde: No estacionamento do Aeroclube
Quando: De sexta a domingo, das 16h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário