26/10/2011

Atrações diversificadas como Márcia Short, banda Eletricaz e projeto Futurama fazem parte da agenda de atrações do Pelô



Estas são algumas das atrações que se apresentam dos dias 28 a 31 de outubro no Pelourinho.

A agenda de atrações de 28 a 31/10, elaborada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), conta com o saudosismo de Márcia Short, em novo projeto acústico, o som afro do Muzenza e com o axé da banda Eletricaz. A diversidade artística atende à proposta do CCPI, que é de democratizar o acesso dos artistas aos espaços e variar os estilos.

Quem quiser matar a saudade das músicas de axé que marcaram a história musical baiana, pode conferir a apresentação de Márcia Short, na sexta-feira, (28/10), a partir das 21h, no Largo Pedro Archanjo.

A cantora preparou o projeto Axé Music Acústico, que promete homenagear os 25 anos desse estilo musical, comemorados neste ano de 2011. Todas as canções passaram por releituras e serão apresentadas em formato acústico. No Largo Tereza Batista, o público pode conferir o grupo afropercussivo Muzenza, que marca temporada de ensaios no Centro Histórico, à partir das 21h.

O projeto Muzenza Convida levará artistas consagrados e mostrar canções marcadas pela batida forte de sua percussão. No Largo Quincas Berro d’Água continua o projeto “Abre Alas para a música”, que tem a intenção de valorizar os artistas locais que tocam nos bares do Pelourinho. Essa semana é a vez do cantor Nelson Oliveira soltar a voz e entreter os frequentadores do Centro Histórico, a partir das 19h.

“O projeto tem como objetivo animar o público presente no Largo Quincas Berro d’Água para a atração principal da noite. Por isso sempre selecionamos artistas de qualidade”, destaca a produtora Luana Oswaldo. Após as 21h é a vez do grupo Tote Gira e Convidados, que promete encher o Largo Quincas Berro d’Água com o melhor do samba de roda.



As atrações musicais e artísticas no sábado (29/10) começam cedo. Às 9h, no Largo Pedro Archanjo, o público pode conferir o projeto O Pelô que Toca e Dança, que é coordenado por José de Almeida.

A intenção do projeto é a de descobrir talentos e selecioná-los para a formação do grupo Tambores do Pelô. Quando a noite cair, há atrações para todos os gostos: axé, rap e o projeto Futurama. No Largo Pedro Archanjo quem se apresenta é a Banda Eletricaz, vencedora do Troféu Castro Alves 2010 como a melhor banda de trio independente do carnaval de Salvador.

Com sua necessidade de inovar, a banda de axé tem três cantoras: Jully Ferraz, Bruna Caiala e Fernanda Millen. “Nos apresentamos no Pelourinho no início desse mês e sabemos da importância desse patrimônio cultural para a nossa sociedade. É uma responsabilidade muito grande para qualquer um”, afirma a cantora Bruna Caiala. “Além disso, colocamos canções como ‘Rosa’, do Olodum, que tem tudo a ver com aquele lugar”, resumiu.

Ainda no sábado, o rapper Afro Jhow se apresenta no Largo Tereza Batista, às 21h. Com o projeto Misturando Ritmos e Emoções, Afro Jhow utiliza a pluralidade de sons mesclados aos ritmos do samba reggae, funk, raga murfing e o hip hop, não perdendo a matriz do rap e das raízes africanas.

Ao longo de sua carreira, o artista traz influências musicais das mais diversas, no seguimento da cultura afro-brasileira, como a banda Olodum, o Ilê Aiyê, Carlinhos Brown, dentre outras. Seu mais recente álbum, lançado em 2010 é intitulado “Sem Luta não há Vitória”, inspirado na sua trajetória artística. Na Praça da Artes acontece o penúltimo show do Futurama – Música e Intervenção Ambiental, que faz parte do Conexão Vivo. Três apresentações sobem ao palco do Centro Histórico, a partir das 18h30: a banda de rock Madame Saatan (PA), que traz como convidado o músico Fábio Cascadura; Julio Caldas e Choro Rock (BA); e a banda carioca Baia.

A ideia é utilizar música e diversas formas de expressão artística como instrumento de mobilização coletiva, proporcionando reflexão sobre temas que implicam diretamente no funcionamento do Centro Histórico, como meio ambiente, urbanismo, desenvolvimento social, econômico e cultural, associando tudo isso à cadeia produtiva da arte.
O domingo está reservado para a tradicional Feijoada de Ginga, que virá acompanhada de uma mostra fotográfica intitulada “Comer com os olhos”.



A feijoada, assinada pela quituteira Aidil Moreira de Jesus traz em primeira mão a mostra que terá sua abertura às 11h, e retrata não só a questão da valorização da mulher culinarista negra, mas também a sua trajetória e realidade desde a época da escravatura até os dias de hoje. Para celebrar a ocasião foram convidados artistas e grupos musicais, dentre eles: o grupo Ilê Ayê, Aloísio Menezes, Tempero do Samba, Gal do Beco, Neto Bala, as vocalistas da banda “A Mulherada”, entre outros.

Na segunda-feira (31/10), o CCPI preparou uma atração que promete esquentar a noite. Surgida há dois anos, a banda Surdo Virado tem como referência musical a banda Afrodisíaco e promete esquentar a última segunda-feira do mês de outubro (31/10), no Largo Tereza Batista, às 21h.

Para 2012, os componentes do grupo prometem mostrar seu som contagiante em cima do trio elétrico, durante o carnaval. A banda é composta por: Wesley Bonfim (vocal); Sandoval Melodia (vocal); Renato Lua; Marquinho Show; George Negão; Cadinga e André Costa na percussão; Germano Silva (guitarra); Topera (bateria); Juvenal Pinheiro (teclados e samples) e Davison Lago (baixo).

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

SERVIÇO:

O quê: Márcia Short – Projeto Axé Acústico
Quando: Sexta-feira – dia 28 de outubro | 21h
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quanto: Gratuito

O quê: Muzenza Convida
Quando: Sexta-feira - dia 28 de outubro l 21h
Onde: Largo Tereza Batista
Quanto: R$ 20,00

O quê: Abre Alas para música – Nelson Oliveira
Quando: Sexta-feira - dia 28 de outubro l 19h
Onde: Largo Quincas Berro d’Água
Quanto: Gratuito

O quê: Tote Gira e convidados
Quando: Sexta-feira - dia 28 de outubro l 21h
Onde: Largo Quincas Berro d’Água
Quanto: Gratuito

O quê: Projeto Pelô que toca e dança
Quando: Sábado – dia 29 de outubro l 09h
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quanto: Gratuito

O quê: Banda Eletricaz
Quando: Sábado – dia 29 de outubro l 21h
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quanto: Gratuito

O quê: Afro Jhow – Misturando Ritmos e Emoções
Quando: Sábado – dia 29 de outubro l 21h
Onde: Largo Tereza Batista
Quanto: Gratuito

O quê: Futurama – Conexão Vivo
Quando: Sábado – dia 29 de outubro l 18h30
Onde: Praça das Artes
Quanto: Gratuito

O quê: Mostra fotográfica e Feijoada de Ginga
Quando: Domingo – dia 30 de outubro l 11h
Onde: Largo Tereza Batista
Quanto: Gratuito

O quê: Surdo Virado
Quando: Segunda-feira – dia 31 de outubro l 21h
Onde: Largo Tereza Batista
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário