05/10/2011

Campanha de arrecadação de leite segue no Pelourinho



“Quando chegamos ao NACCI (Núcleo de Apoio à Criança com Câncer) e vimos que a dispensa só tinha um pacote de leite, decidimos fazer alguma coisa”. A fala de Alcimar Santana dos Santos, um dos idealizadores do Solidariedade Fest, evento que ocorrerá no Pelourinho, traduz a finalidade da campanha abraçada por artistas e a organização cultural do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Este é um dos eventos que visa mobilizar a população para a doação de leite e ocorre neste sábado, dia 7 de outubro, às 14h, no Largo Tereza Batista, reunindo grupos como Gang do Samba, Banda Salada Mista e Banda Zé do Tonha em um esforço coletivo pela solidariedade.

Para se divertir, com amigos ou com a família e praticar um ato de solidariedade basta que os interessados troquem três latas de leite por uma camisa da festa.A ação é um dos eventos apoiados pelo CCPI para ajudar instituições que acolham crianças com câncer.

A salsa solidária do Chocolate Riveros & Latino Band também é uma das atrações desta sexta-feira, dia 7 de outubro, às 21h, no Largo Tereza Batista. Os musicistas profissionais, reconhecidos pelo talento em diversos países da Europa e América do Sul, imprimirão o som latino em músicas populares brasileiras que poderão ser ouvidas ao ritmo da salsa, rumba, merengue, cha-cha-cha, guajira e bolero.



Outros eventos estão na programação como é o caso da exibição do documentário “Do Buruti a Pitada: Lamarca e Zequinha na Bahia” - resultado de dez anos de estudos e filmagens do historiador Reizinho Pereira -, que colocará em pauta os cantos e encantos do Nordeste. Após a exibição do filme, o grupo de forrozeiros do Bando Velho Chico tomará conta do Largo ao som do triângulo e da sanfona.

“É muito importante que pratiquemos a solidariedade. Tem muita gente precisando e promover ações como essa favorece mais quem está colaborando do que quem está recebendo”, pontua Genri Cunha, vocalista e sanfoneiro do Bando Velho Chico.

Do forró ao canto lírico, a cantora Rita Braz imprime sua voz doce para homenagear a ancestralidade negra. “Vou mostrar ao público nesse espaço que foi aberto no Pelourinho algo que é erudito e ao mesmo tempo popular. Minha intenção é agradar pela qualidade”, pontua.



O show de Rita Braz será realizado sexta-feira, dia 7 de outubro, no Largo Quincas Berro d’Água, às 21h. No dia seguinte, dia 8, o rapper Afro Jhow apresentará o show Misturando Emoções, no Largo Pedro Archanjo, às 21h. Para acessar os eventos, basta doar um pacote de leite em pó.

E para aqueles que já estão habituados aos ensaios do grupo de samba-reggae mais famoso do Brasil, neste domingo, 9, dia em que será realizado o ensaio do Olodum, o valor do ingresso excepcionalmente será de R$ 20.

“Foi uma forma de contribuir com a campanha, reduzindo o valor do acesso pela metade. O público que quiser prestigiar o Olodum, basta comprar o ingresso e doar um pacote de leite”, explica Vanusa Pinto, uma das produtoras. Logo em frente, no Largo Tereza Batista, o projeto Seja Você Também um Sambista Solidário promoverá a junção da alegria e solidariedade. A programação musical já conhecida no Centro Histórico, que habitualmente recebe doações de leite, dessa vez, promove a campanha para arrecadação de brinquedos. A festa da solidariedade começa às 15h.

Muitas serão as opções de diversão e doação no Centro Histórico que segue com a campanha Alegria e Solidariedade até o dia 12 de outubro, com o auge no Dia da Criança. É uma oportunidade para ajudar ao próximo.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) que busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço:

O Quê: Cantos e Encantos do Nordeste – Bando Velho Chico
Quando: Sexta-feira, dia 7 de outubro l às 19h
Onde: Largo Pedro Archanjo

O Quê: Chocolate Riveros & Bus Latino Band
Quando: Sexta-feira, dia 7 de outubro l às 21h
Onde: Largo Tereza Batista

O Quê: Rita Braz
Quando: Sexta-feira, dia 7 de outubro l às 21h
Onde: Largo Quincas Berro d’Água

O Quê: O Pelô que Toca e Dança
Quando: Sábado, 8 de outubro, às 9h
Onde: Largo Pedro Archanjo

O Quê: Solidariedade Fest
Quando: Sábado, dia 8 de outubro l às 14h
Onde: Largo Tereza Batista

O Quê: Ensaio do Olodum
Quando: Domingo, dia 9 de outubro l às 17h
Onde: Largo Pedro Archanjo

O Quê: Seja Você Também um Sambista Solidário
Quando: Domingo, dia 9 de outubro l às 15h
Onde: Largo Tereza Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário