30/10/2011

Festa no mar para receber o velejador francês David Raison



Fotos: Adeilson Nunes (Secom Bahia)


Com um pequeno barco de apenas 6,5m, projetado por ele mesmo, o velejador francês David Raison (39 anos), cruzou o oceano Atlântico e venceu a Regata Charente-Maritime/Bahia Transat.



Quem estava no Farol da Barra na tarde deste domingo para conferir o pôr do sol pôde acompanhar de perto a chegada do velejador francês David Raison (747 – TeamWork Innovation), o primeiro competidor da Regata Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50, a aportar na Bahia.

A largada da competição transatlântica aconteceu em 25 de setembro na cidade francesa de La Rochelle. O vencedor fez o percurso em exatos 35 dias e chegou com uma diferença de mais de 12 horas à frente dos demais participantes.

Esperado para o final da manhã, o pequeno barco, idealizado pelo próprio velejador só atracou no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio no final da tarde, devido às mudanças do vento. Raison foi recepcionado pelo secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador, Leonel Leal. Na manhã desta segunda-feira ele será recebido pelo prefeito João Henrique.

A Regata faz parte da programação da I Semana Náutica Baía de Todos os Santos, promovida pela Assessoria Especial de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador (ARI). O evento acontece entre os dias 3 a 13 de novembro com competições náuticas, exposições de barcos, seminários e palestras.

Todos os eventos são gratuitos. A programação completa pode ser conferida no site www.semananauticabts.com.br.

Conforme informações da Grand Pavois Organisation (GPO), dos 79 velejadores apenas 69 competarão a prova. Os próximos barcos a chegar em Salvador são os de Tomas Normand (787 – Financière de l’Echiquier) e em seguida, Bertrand Delesne (754 – Zone Large). A expectativa é que eles cheguem à partir da manhã desta segunda-feira, até o dia 5 de novembro.

Na categoria Série a menos de 800 milhas da chegada, Gwénolé Gahinet (455 – Asso Watever-gwenolegahinet.com) mantém a liderança na frente de Benoit Mariette (599 – Odalys Vacances) e de Pierre Brasseur (552 Voile Océan).

O chinês Kan Chuh, naturalizado brasileiro, morador de Salvador é o único representante do Brasil na competição. Ele está na 23ª posição. A atualização das notícias sobre a Regata Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 podem ser conferidas através do hotsite http://www.charentemaritime-bahia.transat650.net/pt/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário