30/11/2011

Dia do Samba reunirá nove blocos no Pelourinho nesta sexta-feira (2)



“Oh Bahia, Bahia que não me sai do pensamento”. A memorável canção “Na Baixa dos Sapateiros”, composta por Ary Barroso e eternizada por Carmem Mirada, foi um dos motivos que levou a criar na Bahia o Dia do Samba.

A data, que começou a ser comemorada aqui no estado, ganhou território e hoje é festejada em todo o país. E para marcar tão célebre momento, é que o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) em apoio ao UneSamba, reunirá nove blocos de samba no Largo do Pelourinho, nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, a partir das 19h.

Nomes como Nelson Rufino, Compadre Washington e Beto Jamaica se reunirão a outros artistas para comemorar o festivo dia. Para Vadinho França, presidente do Bloco Alvorada, a festa é originalmente baiana.

“A primeira homenagem ao samba ocorreu aqui no Centro Histórico. Para nós é uma honra ter iniciado todo o processo e participar desse momento glorioso aqui no Pelourinho”, pontua. Além do Alvorada, quem passar pelo sítio histórico poderá conferir também os shows dos blocos Alerta Geral, Reduto do Samba, Proibido Proibir, Pagode Total e Tempero do Samba.

História

A data foi criada por um vereador baiano em homenagem a Ary Barroso. O compositor que, apesar de ter escrito “Na Baixa dos Sapateiros”, nunca havia vindo à Bahia. O 2 de dezembro foi escolhido para a festa porque foi o dia em que Ary visitou o estado. O evento se espalhou por todo o país transformando-se em uma comemoração nacional e já está na sua 40º edição.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

SERVIÇO

O quê: Dia Nacional do Samba com Bloco Alvorada, Alerta Geral, Reduto do Samba, Proibido Proibir, Pagode Total, Arnaldo e Tempero do Samba, Beto Jamaica, Washington e Nelson Rufino.
Onde: Largo do Pelourinho
Quando: 02 de dezembro l a partir das 19h
Quanto: Gratuito

O quê: Cultura Popular
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quando: 02 de dezembro l a partir das 19h
Quanto: Gratuito

O quê: Bom Pagode
Onde: Largo Tereza Batista
Quando: 02 de dezembro l a partir das 19h
Quanto: Gratuito

O quê: Os Negões
Onde: Largo Quincas Berro d’Água
Quando: 02 de dezembro l a partir das 20h
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário