28/11/2011

Samba de Roda e Baianas abrem oficialmente calendário de festas populares



Programação intensa segue com o Dia do Samba e a celebração em homenagem a Santa Bárbara, logo no início do mês.

Na última sexta-feira, dia 25 de novembro, os festejos pelo Dia da Baiana de Acarajé e Dia do Samba de Roda movimentaram o Centro Histórico de Salvador e abriram oficialmente o calendário de festa populares da Bahia. O evento, que homenageou dois dos grandes símbolos do estado, teve início com missa na Igreja do Carmo, seguida de cortejo das baianas ao som do samba de roda e almoço festivo na Praça da Cruz Caída.

Apoiada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), a agenda de festas populares segue com o Dia do Samba, comemorado dia 2 de dezembro, com programação intensa em todos os largos do Pelô, e o Dia de Santa Bárbara, 4 de dezembro, que reunirá fiéis dos quatro cantos do Estado.



O tradicional evento da Santa terá início a partir das 5h30, na alvorada do domingo, com a queima de fogos na frente da Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho. A centenária festa de Santa Bárbara foi reconhecida oficialmente em dezembro de 2008, através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado e assinado pelo governador Jacques Wagner, como patrimônio imaterial da Bahia e resiste há 300 anos de história, sincretismo e fé.

Santa Bárbara - O evento é tradicionalmente organizado pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Centro Histórico. A programação conta com a queima de fogos na alvorada, com início às 5h30.

Em seguida, às 8h, será realizada missa festiva, acompanhada de procissão que sairá do local e passará pela sede do Corpo dos Bombeiros, que são devotos da santa, na Ladeira da Praça (Baixa dos Sapateiros), onde há uma capela interna em homenagem à santa, que é saudada com jatos d’água e toques de sirene. A imagem passa ainda pelo Mercado de Santa Bárbara – local onde comerciantes distribuem caruru anualmente em comemoração à data. Em seguida, os devotos voltam ao Pelourinho para aproveitar a festa comandada por músicos locais.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio de promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

SERVIÇO
O quê: Festa de Santa Bárbara
Quando: DOMINGO l 04 de dezembro, a partir das 5h30
Onde: Largo do Pelourinho
Quanto: Aberto ao Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário