23/11/2011

TEMPERO NO FORTE COMEÇA AMANHÃ COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA E PRATOS FEITOS COM CACHAÇA



Aproximadamente 20 mil pessoas estiveram na edição anterior do evento.

Este ano o tema será a Cachaça. A partir de amanhã até o dia 4 de dezembro, baianos e turistas poderão desfrutar dos variados sabores criados por chefs de diversos lugares, com receitas que evidenciam a mais brasileira das bebidas alcoólicas. É a 6ª edição do Festival de Gastronomia Tempero no Forte e a 3ª do Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte.

Com a presença de chefs de todo o país – recebidos entre os dias 25 e 27 de novembro – além dos profissionais locais, o desafio este ano é harmonizar pratos com o ingrediente, seja na composição e preparo do menu ou em forma de drinks que acompanham estes pratos, em destaque nos 27 restaurantes participantes. Os artistas também terão o desafio de criar obras sobre este tema.

A programação do Festival conta ainda com capacitação para a comunidade em parceria com o SENAC e com o SEBRAE; Casa de Farinha; Espaço da Cachaça, com processo de fabricação, história e degustação; Cozinha Show com aulas sobre gastronomia brasileira; Aulas-Show com chefs de todo o Brasil, ensinando receitas dos pratos diferentes e saborosos.

CHEFS, PRATOS E RESTAURANTES – O Tempero no Forte já virou um dos elementos de destaque da Praia do Forte, onde a gastronomia é um fator indutor. E é por isso que a lista de chefs está cada vez mais ilustre, a começar pela anfitriã Tereza Paim, proprietária do Restaurante Terreiro Bahia e que, junto com as chefs Mônica Rangel (Gosto com Gosto/MG), Paula Labaki (SP) e Chuca Cardoso (Pasticio Fiorentina/BA), oferecem o Jantar Mulheres na Cozinha, Cachaça no Salão, com menu surpresa.

Outros chefs como Alessandro Vieira (Barão Gastronomia/RJ), o alagoano Guga Rocha (revelado pelo programa Mais Você, da TV Globo), Márcia Pinchemel (Le Bistrô/GO) e Richard James Fehlberg (Austrália) também trarão para a Bahia os mais diversos sabores com o suave toque da cachaça.

TURISMO IMPULSIONADO – Mais que o apelo aos belos pratos e sabores, o Tempero no Forte impulsiona também o Turismo na região, como provou a pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e ABRASEL (Associação de Bares e Restaurantes) no projeto Caminhos do Sabor.

De acordo com o estudo, a Praia do Forte é um destino turístico cujo vetor Gastronomia foi destacado como diferenciado. Além disso, o Tempero foi eleito um dos elementos de destaque do destino, segundo relatório do Ministério do Turismo que tratou o Projeto Boas Práticas no Turismo em destinos indutores.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA – O Festival também é esperado pelos moradores da região, que encontram oportunidades de emprego e renda. Em sua 6ª edição, o evento continua valorizando a mão de obra local, contratando profissionais para trabalhar com promoção de venda, recepção, limpeza, segurança e montagem.

Além disso, artesãos foram contratados para desenvolver peças que ficarão expostas durante os 11 dias. E os benefícios para os habitantes da região não param por aí, já que, um pouco antes do 6° Tempero no Forte, eles participam de cursos preparatórios de decoração com legumes e frutas, drinks e coquetéis, além de marketing para bares e restaurantes, ambos certificados pelo SENAC.

CERTIFICAÇÃO – O Tempero no Forte também traz certificações inéditas no Estado. Os restaurantes do município de Mata de São, região onde acontece o evento, serão os primeiros da Bahia a receber certificação para a Copa 2014. Ao todo, serão feitas 120 certificações, sendo 10 por cidade sede.

O trabalho está sendo feito pelo SEBRAE, com base no Programa Alimentos Seguros (PAS). Fora da Bahia, apenas as cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro já foram certificadas.

CHEFS EM DEBATE – Os hotéis do Brasil voltaram a ter classificação de estrelas, devido à aproximação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Um dos quesitos necessários para que o estabelecimento consiga o número máximo de estrelas é que possua um restaurante de cozinha internacional, deixando a comida do país como item opcional.

O fato ganhou dimensões maiores e gerou discussão entre os chefs brasileiros, que alegam que gastronomia está diretamente ligada à cultura. Esse assunto será tema do “Debate na Cozinha”, durante a abertura do Tempero no Forte, na noite do dia 24 de novembro, às 19h30. Os chefs convidados se reunirão na Cozinha Show, montada exclusivamente para o Festival, na Vila de Praia do Forte.

III FESTIVAL DE ARTE E CULTURA – Projeto aprovado pelo Fazcultura, o III Festival de Arte e Cultura também traz uma homenagem à Cachaça, ícone da nossa cozinha regional: Artistas plásticos, Fotógrafos e Artesãos da região e de Salvador, farão intervenções na Vila de Praia do Forte em conjunto. No Mercado Cultural do Forte, uma exposição e venda dos produtos da região e do artesanato local.

CONCURSO DE VITRINES – Além da participação dos restaurantes, hotéis e pousadas, o Tempero no Forte também envolve os demais estabelecimentos comerciais de Praia do Forte com o Concurso de Vitrines.

As lojas têm total liberdade para usar a criatividade e decorar as entradas a partir do tema do Festival. A vitrine mais bonita e criativa ganha prêmios, mas o melhor mesmo é poder ver a já charmosa Vila de Praia do Forte com um toque a mais. O Tempero no Forte conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mata de São João, SETUR, SEBRAE, ABRASEL, SENAC, Fundação Garcia D’Ávila e Turisforte.

Maiores informações podem ser adquiridas no endereço eletrônico e redes sociais abaixo:
Site: http://www.temperonoforte.com.br/ Twitter: http://twitter.com/temperonoforte Facebook: http://www.facebook.com/pages/Tempero-no-Forte-Festival-de-Gastronomia-de-Praia-do-Forte/173418056005706
Flickr: http://www.flickr.com/photos/temperonoforte

Nenhum comentário:

Postar um comentário