02/12/2011

Codesal capacita agentes comunitários de saúde

Estar cada vez mais próximos da comunidade e atuar para a prevenção de desastres geológicos é um dos objetivos da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Pensando nisso, o órgão está realizando o Segundo Curso de Capacitação de Agentes de Saúde.

O evento em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acontece no Distrito Sanitário Cabula/Beirú e pretende fazer com que os profissionais de saúde daquelas localidades se tornem multiplicadores em proteção civil.

“Os agentes de Saúde conhecem bem a comunidade onde trabalham, sabem as necessidades e estão diariamente com aquelas pessoas. Por isso a necessidade de fazer com que eles aprendam sobre percepção de risco e como é feito o nosso trabalho”, diz o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim.

De acordo com o subcoordenador de Apoio as Ações de Defesa Civil, Tomaz Miranda a ação é de fundamental importância. “Essa é a continuidade de uma atividade que começou no distrito de Pau da Lima. Os agentes de saúde têm respeito e credibilidade nas comunidades onde atuam e conhecem os moradores pelo nome. O que faz com que o trabalho seja difundido também com o foco em saúde”.

Os moradores também participaram de visitas técnicas sobre percepção de risco, ampliando noções e conceitos acerca de Defesa Civil e seus temas transversais. A engenheira da Codesal Rita Moraes ministrou a palestra sobre percepção de risco. A visita a campo foi realizada também com a participação dos engenheiros Gilberto Campos e Paulo Feitosa.

O objetivo da ação, que acontece até a próxima semana, é contribuir para a promoção da segurança global da população através da redução de desastres no município de Salvador. A previsão é que no próximo ano, pelo menos mais três Distritos Sanitários participem da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário