19/12/2011

Coral, Camerata e Ternos fizeram a festa ontem (18) no Centro Histórico


Fotos: Ronaldo Silva.

Programação Festas da Diversidade no Pelô segue até o dia 7 de janeiro.

A história do nascimento do menino Jesus foi contada de forma musical no Largo do Pelourinho ontem (18), no Centro Histórico de Salvador. O já tradicional Coral das Crianças de Salvador, sob a regência do maestro Keiler Rego e com a participação da solista Carla Visi, encantou o público formado por turistas e baianos que tomou conta do largo com a entonação de canções religiosas, de rap e músicas populares do Brasil.O encantamento se via na pequena Júlia Simões, de 2 anos, que durante toda a apresentação bateu palmas e cantou com as crianças do Coral.

A mãe, Juliana Simões, contou que sempre acompanhou as apresentações natalinas e que já havia levado a filha no ano anterior. “Acho importante que consigamos aproveitar o clima natalino para nos aproximar mais de nossa família e das pessoas que amamos. A programação está linda, bem familiar e muito rica”, assegura.


Durante a tarde e a noite de ontem, as ruas e largos do sítio histórico receberam diversas atrações artísticas que ressaltaram a cultura popular. A exemplo da Boiada Multicor Maracatu Boiada, que coloriu as ruelas do Pelourinho com alegria, percussão e brincadeiras. O resultado disso foi o entusiasmo do público que, atraído pela festa, acompanhou o cortejo pelas ruas com cantos e danças. Outra atração que complementou a programação da noite pelas ruas do Pelourinho, foi o Terno Estrela Bandinha Terra da Felicidade.

Com mais de 50 componentes, o grupo emocionou com danças e cantigas de reisados, transformando o ambiente em uma grande festa azul e branca. O figurino detalhadamente trabalhado foi uma atração a parte.No Cruzeiro, a programação foi comandada pela Camerata Popular do Recôncavo, que misturou diversas linguagens artísticas. Teatro, música e danças deram o tom de versatilidade e beleza à apresentação do espetáculo “Auto de Natal em três atos: Baile Pastoril, Bumba Meu Boi e Reisado”. O estudante Adriano Elias de Jesus disse estar impressionado com a beleza das apresentações.

“Estávamos aqui indo embora, pois saímos do samba do Quincas Berro d’Água. Decidimos ficar aqui porque ficamos deslumbrados com a apresentação. Não é todo dia que podemos ver algo diferente assim”, explica. A Camerata se destacou pela qualidade dos adereços, figurinos, cenários e os personagens típicos da cultura popular que recitavam textos da literatura de cordel.


HOJE (19) – a programação segue, a partir das 19h, com a Bandinha Jurema, Terno Bailarina de Saubara, Terno do Sol de Jaguaripe; no Largo do Pelourinho, auto natalino da Cia. de Danças e Folguedos e no Cruzeiro de São Francisco, segue com o Arautos Anunciadores do Nascimento e Orquestra Maestro Fred Dantas.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio de promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário