01/12/2011

Domingo(4) é dia de louvor e festa para Santa Bárbara



Católicos e adeptos do candomblé e umbanda se unem para homenagear a padroeira dos bombeiros.

Adeptos das religiões de matrizes africanas (como candomblé e umbanda) e católicos se encontrarão neste domingo, dia 4 de dezembro, em festa apoiada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), para demonstrar seu sincretismo, devoção e fé.

A tradicional festa de Santa Bárbara, ou Iansã como é saudada nas religiões dematrizes africanas, é realizada há mais de 300 anos e contará com programação intensa cujo roteiro prevê queima de fogos, marcada para 5h, missa campal no Largo do Pelourinho, seguida de procissão em homenagem dos bombeiros, que são devotos da Santa, e vários carurus que se espalham pela cidade.



O evento é um dos mais disputados do calendário de festas populares do estado e demonstra o sincretismo e a tolerância religiosa da Bahia. Será um dia de festa, destacando o lado profano da tradicional comemoração, que a partir das 14h contará com diversas atrações musicais espalhadas pelo Centro Histórico de Salvador.

A movimentação nos largos, a partir das 18h, ficará por conta do Grupo Afro Bankoma (Largo Tereza Batista); Gal do Beco e Neto Balla (Largo Pedro Archanjo) e Aloisio Menezes(Largo Quincas Berro d’Água). Bandas como Ilê Aiyê, Banda Didá e Araketu se apresentam no Largo do Pelourinho, a partir das 14h.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio de promoçãode eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

SERVIÇO

O quê: Festa de Santa Bárbara
Quando: DOMINGO: 04 de dezembro, a partir das 5h
Onde: Largo do Pelourinho
Quanto: Entrada Franca


Programação Geral

05h – Centro Histórico: Alvorada de Fogos
08h – Largo do Pelourinho: Missa Campal e Procissão
14h – Atrações Itinerantes: Swing do Pelô, Meninos do Pelô, Tambores e Cores, Filhos de Gandhy, Bandão Jurema e Bandão Status.
14h – Largo do Pelourinho: Jorginho Comancheiro, Afoxé Kori Nagô, Banda Didá, Ara Ketu e Ilê Aiyê
15h – Terreiro de Jesus: Catadinho do Samba, Afro Detona e Viola de Doze

A partir das 18h

Largo Tereza Batista – Banda A Mulherada e Bankoma

Largo Pedro Archanjo – Gal do Beco e Neto Balla

Largo Quincas Berro d’Água – Aloisio Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário