A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
26/12/2011
Gnocchi da Fortuna no Festival Alfredo di Roma 18 anos é pedida para trazer sorte em 2012
O ritual é uma boa pedida para aqueles que querem garantir a sorte no ano novo e, de quebra, experimentar uma das melhores criações da boa gastronomia italiana, o gnocchi.
Segundo a tradição, aquele que busca sorte no mês que está para começar deve comer gnocchi no dia 29, seguindo um meticuloso ritual que envolve não apenas a escolha do prato, mas também detalhes na sua arrumação e consumo. O ritual do Gnocchi da Sorte nasceu na Itália e é trazido para Salvador pelo mais legitimo de seus conterrâneos, o Alfredo di Roma, que lança um cardápio especial para a série de eventos que se repetirá todo final de mês, seguindo a comemoração dos 18 anos de inauguração do restaurante.
A edição de final de ano do Gnocchi da Fortuna do Alfredo acontece próximo dia 29 de dezembro, no almoço e no jantar, e apresentará cinco variedades do prato, todas exclusivamente elaboradas pelo chef Mairton Oliveira para a casa. Mesmo mantendo a base da massa tradicional, feita de batata, o chef lança variações de misturas e molhos arrojados, para todos os paladares, que prometem fazer sucesso.
Mais parecido com o original, o Gnocchi com mozzarella, pomodoro e rúcula promete agradar todos os paladares. Para os mais ousados, Gnocchi de espinafre, com foundie de queijo e telha de parmesão, Gnocchi de batata com ragú de filé mignon e legumes e Gnocchi verde com molho de camarão com catupiry, serão a possibilidade de brincar com uma tradição experimentando pequenas joias da gastronomia italiana.
Falando em tradição, no Gnocchi da Fortuna do Alfredo ela será seguida a risca. O prato será servido sobre a nota de dinheiro, que deverá ser guardada até o final do mês seguinte, e os clientes poderão aprender como seguir todo o ritual, que determina que os sete primeiro “gominhos” sejam consumidos vagarosamente, um de cada vez, mastigando sete vezes, enquanto mentalizam o pedido.
A nota embaixo do prato remete à história do surgimento do ritual de sorte: conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e pobre.
Apesar disso, eles dividiram o pouco gnocchi que comiam com o andarilho. Cada um recebeu 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Desde então, acredita-se que comer gnocchi todo dia 29 comer traz fortuna.
Um detalhe é que, para os pratos do Gnocchi da Fortuna do Alfredo, chef Mairton teve o cuidado de elaborar uma massa leve e saborosa, fiel aos princípios do prato originalmente elaborado no centro-norte da Itália, região onde existia uma resistência ao domínio do espaguete. No entanto, optou pela base da receita que dominou o resto do país no final do século XVI, quando o gnocchi, depois de produzido com vários tipos de farinhas, chegou à celebrada receita à base de batata.
O que: Gnocchi da Fortuna do Alfredo
Quando: todo dia 29, no almoço e no jantar
Onde: Restaurante Alfredo di Roma
Aberto todos os dias, das 12h às 15h, das 19h às 00h00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário