14/12/2011

Jovens empreendedores transformam rede de academias em centros de saúde com base em conceito inédito na Bahia



Fotos: Eli Cruz.

Além de nutricionistas e endocrinologistas próprios, a Alpha Fitness oferece programa que treinamentos que preza pelo bem estar fisico e mental, aliado a equipamentos exclusivos, acompanhamento online e avaliações médicas trimestrais e semestrais.

Nos últimos anos, de acordo com dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o número de academias e similiares abertas no país passou de 16 mil. Esse ‘boom’ se deve em grande parte a busca dos brasileiros por corpos mais belos e definidos.

Outro fator preponderante é o potencial econômico do mercado fitness, que alavanca as vendas de acessórios esportivos, suplementos, além de ampliar o número de empregos formais. Mas o que fazer para se diferenciar num mercado cada vez mais competitivo e saturado? Que ferramentas usar para fidelizar o público e ter sucesso em uma cidade litorânea que respira saúde em tempo integral?

A partir desses questionamentos, os jovens empresários Vitor Urpia, Leandro Barreiros, Robinho Cardoso e Mauricio Cardoso contrataram a empresa de consultoria paulista Acade System, que constatou por meio de uma pesquisa nacional que 97% das pessoas que frequentam academias permanecem por curtos espaços de tempo, em media apenas três meses.

Ou seja, alguns realizavam atividades físicas por indicação médica, outros iam apenas para socializar e ampliar sua rede de contatos, entre outros motivos, mas não seguiam um cronograma de atividades a longo prazo, que proporcionaria maiores benefícios a sua saúde. E, além disso, poucos eram os que buscavam bem estar e relaxamento físico e mental, em detrimento do corpo definido apenas.



Assim, os empreendedores resolveram criar a primeira rede de academias baianas especializada em ‘wellness’, que em tradução livre significa ‘bem-estar’. O conceito, criado na década de 1970, nos Estados Unidos, passou a ser utilizado por especialistas e profissionais de atividades físicas para designar um tipo de trabalho saudável que resulta em um perfeito equilíbrio entre corpo e mente, englobando a ideia de uma vida mais sadia e tranquila.

E para seguir a risca essa ideia foi montada uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e preparadores físicos, todos pós-graduados, que fazem a avaliação inicial e preparam um cronograma especifico para o aluno seguir por todo o ano.



A cada trimestre o aluno passa por avaliações nutricionais e físicas, além de um levantamento dos hábitos diários que incluem dados como horas de sono e alimentação. Semestralmente também é realizado atendimento com o endocrinologista para analisar os resultados obtidos pelo programa de exercícios preparados especialmente no início das atividades.

“O nosso objetivo é nos aproximar cada vez mais dos nossos clientes, principalmente os considerados ’passageiros’, mostrando os pontos positivos de uma vida saudável e oferecendo em um único espaço as comodidades necessárias para que o cuidado com a sua saúde seja algo que faça parte da sua rotina”, conta Vitor Urpia. Também foram adquiridos equipamentos exclusivos na Bahia e dos mais modernos do país para compor o quadro da Alpha Fitness.

Outra novidade que promete facilitar a realização das atividades é o acompanhamento online: o aluno recebe um login e senha onde pode verificar seu histórico e suas avaliações de qualquer localidade com acesso a internet através do site da Alpha – www.academiaalphafitness.com.br.



Localizada no bairro do Costa Azul, a Alpha Fitness conta com manobrista e ambiente totalmente climatizado, dividido em quatro pavimentos e com capacidade para receber até 2.500 pessoas por dia, num espaço de pouco mais de 1.200 m² de área construída. “Já estamos trabalhando para entregar a próxima unidade da Alpha na primeira quinzena de janeiro de 2012.

Ficará no bairro da Barra, dando a possibilidade ao aluno de se exercitar em qualquer unidades existentes em Salvador, sem limitação de hora e todos os dias da semana”, finaliza Leandro Barreiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário