07/12/2011

LANÇADO O PROJETO FESTAS DA DIVERSIDADE NO PELÔ



O projeto Festas da Diversidade no Pelô, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), foi lançado nesta quarta-feira (07.12), na sede doCentro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

As Festas da Diversidade no Pelô trazem uma variada programação cultural que inclui apresentações tradicionais de Autos de Natal, Terno de Reis, Corais, o Balé de Quebra Nozes euma decoração toda inspirada no cordel e na cultura nordestina.

“Nós mobilizamos diversas unidades da secretaria na elaboração desta programação para as festas de final de ano com uma proposta que pretende resgatar a simbologia da união natalina, a diversidade cultural e prezando a identificação do povo baiano com um momento festejado em todo o mundo”, explicou o secretário de Cultura Albino Rubim, presente ao lançamento.

Uma prova dessa busca por diversidade já começa pela decoração que irá enfeitar todo o Centro Histórico de Salvador: serão três diferentes projetos, inspirados em linguagens de cordel, cangaço e manifestações nordestinas. As obras são dos artistas plásticos Ray Vianna, J. Cunha, João Teixeira, André Luís Silva d aCruz e Euro Pires.

Durante a coletiva de lançamento do projeto de festas de final de ano da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, foi apresentado também o concurso que irá eleger, através de voto popular, a melhor ornamentação no Natal Pelô 2011.

A coletiva que deu a largada para o projeto contou com a presença do secretário de Cultura Albino Rubim, da diretora do CCPI Arany Santana, da diretora de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC)Maria Célia T. Moura Santos, da diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) Nehle Franke e da diretora do Centro de Formação e Artes daFUNCEB, Beth Rangel.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura doEstado da Bahia (Secult/BA) busca através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio de promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário