04/12/2011

Nove blocos fizeram a festa do samba no Largo do Pelourinho


O público dançou, brincou e homenageou o ritmo mais famoso do Brasil.

Fotos: André Frutuoso

Ontem, dia 02 de dezembro, data em que se comemorou o Dia Nacional do Samba, o Centro Histórico atraiu baianos e turistas que foram ao Pelourinho homenagear o ritmo mais famoso do país.

O evento, que teve o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitarias (CCPI), foi marcado pela alegria e a grande presença do público. Crianças, adultos, famílias, grupos de amigos se divertiram com os músicos dos blocos Alerta Geral, Reduto do Samba, Proibido Proibir, Pagode Total e Tempero do Samba.



A recepcionista Terezinha Sampaio, pela primeira vez no Centro Histórico, se dizia encantada com a organização da festa. “Ouvi que teria o evento hoje e com o incentivo das amigas decidi vir. Estou realmente surpresa com a dimensão e o ambiente de tranquilidade que vejo aqui. Se não tivesse vindo teria me arrependido”, pontua.

O público diverso que visitou o Centro Histórico, contou com uma festa para todas as idades. O estudante Luiz Artur Coimbra Estrela, morador do Pelourinho, demonstrou entusiasmo ao falar dos eventos culturais do bairro. “Nasci e me criei aqui e espero que festas como essa continuem sempre nos alegrando. Estamos percebendo que as coisas estão mudando e acredito que o caminho da cultura é sempre o melhor para se mudar as coisas e valorizar a nossa região, afinal o Pelourinho e a cultura é uma coisa só”, diz.

Para o comércio, a data foi para homenagear o samba, mas também para trabalhar, como foi o caso da vendedora de bebidas Eliane Oliveira Silva, que saiu do bairro de Marechal Rondon para vender suas latinhas. “Há quatro anos vendo aqui no Pelourinho, a gente brinca e se diverte. Uma festa como essa traz benefícios em todos os sentidos”, pontuou.

A festa contou com a participação de Compadre Washington, Beto Jamaica e outros artistas da terra. Amanhã, dia 4 de dezembro, o Centro Histórico receberá a tradicional festa de Santa Bárbara, evento com mais de 300 anos de história e que reunirá devotos em louvor e fé. Às 5h, as festividades começam com a queima de fogos e a programação contará ainda com procissão, missa campal, bem como programações artísticas em diversos pontos do Centro Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário