A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
23/12/2011
Projeções cênicas encherão o Natal do Pelô de luz e cor
Realizadas pelo luminógrafo franco-italiano Gaspare de Caro, as projeções fazem parte de um trabalho conceitual que o artista desenvolve.
Com formação cinematográfica, literária e plástica, o artista conceitual Gaspare Di Caro irá levar suas formas iluminadas ao mais antigo Centro Histórico brasileiro neste Natal, como parte das atrações do projeto Festas da Diversidade no Pelô. Famoso por dar pela primeira vez uma face ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro ao iluminá-lo, Di Caro transporta, através de projeções, pinturas e fotografias para objetos, construções e monumentos. A iluminação cênica através de projeções no Natal do Pelourinho é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias e da imobiliária Syene Empreendimentos, empresa do grupo espanhol Copasa, com mais de 20 anos de tradição e atuação internacional.
Na cidade francesa de Nice, o trabalho de Di Caro foi comparado ao de artistas franceses como Arman e Yves Klein. O luminógrafo veio para o Brasil em 2007, quando decidiu deixar a Sicília para se confrontar com a pureza das curvas criadas por Oscar Niemeyer nos prédios de Brasilia. Desde então, vem exercendo algumas de suas performances luminosas pelo Brasil, como a do Cristo Redentor, que ganhou recentemente formas, cores e até mesmo um rosto projetado pelo artista. Gaspare também realizou iluminações e projeções no Rio Tietê e na Catedral Metropolitana de Brasília.
Em Salvador, Di Caro irá realizar suas intervenções no perímetro entre a Praça Tomé de Souza e o Forte Santo Antônio além do Carmo. “Eu utilizo a luz como um pintor utiliza a tinta e o óleo, e o projetor atua como um pincel, utilizando as técnicas de cores e do claro-escuro", afirma o artista, que buscará evidenciar os detalhes arquitetônicos do Pelourinho com sua obra entre os dias 24 e 29 de dezembro.
Para o artista, o Pelourinho é um verdadeiro teatro vivo, onde os atores principais são os edifícios, dos mais emblemáticos aos mais humildes. Em seu trabalho, Di Caro irá mostrar ao público uma história secular através da arte projetada em construções como a Igreja de São Francisco, a Catedral Basílica, a Faculdade de Medicina e o Palácio Rio Branco, com projeções de imagens de Caravaggio, Matisse e Pierre Verger.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário