16/12/2011

Salvador ganha clínica odontológica de padrão internacional e inaugura novo conceito de saúde bucal



Um centro odontológico com estrutura física de alta qualidade, tecnologia de ponta, equipe multidisciplinar especializada e atendimento personalizado para desenhar o sorriso e garantir mais qualidade de vida com a saúde bucal.

É com esta proposta que está sendo inaugurada em Salvador, no mês de dezembro, a Odontodaily, clínica de padrão internacional que vai atender a todas as especialidades odontológicas, em um único lugar.

“A saúde bucal representa um fator essencial para quem busca qualidade de vida e se reflete em aumento na autoestima, valorização de estética e beleza”, explica o dentista baiano Edgard Fagundes Simões, diretor clínico da instituição. Especialista em implantes e correções estéticas, radicado no exterior há mais de 20 anos, graduado em Estética Odontológica na Universidade de New York e atualmente mestrando em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic, Edgard Simões preocupa-se com os limites éticos e biológicos daquilo que é considerado em estética como a "plástica do sorriso" e vislumbra grande crescimento para o setor com a chegada da ortodontia invisível e com o implante cada vez mais acessível ao paciente em geral.

Para ele, a falta de informação sobre a importância de se investir na saúde bucal e o custo dos tratamentos representam hoje os maiores obstáculos da população para ter acesso às clínicas odontológicas.

“Esta situação acaba refletindo no grande número de crianças com cáries e mau posicionamento dentário e nos adultos com problemas periodentais (gengivas) e falta das peças dentárias”, afirma. De característica multidisciplinar, a Odontodaily vai oferecer serviços de radiologia digital a tratamentos mais complexos, como ortodontia, endodontia, periodontia, implantodontia, laser terapia, profilaxia, ATM e estética, inclusive com o uso de equipamentos de alta performance.

Localizado numa das zonas mais nobres de Salvador, na Alameda das Espatódeas (Itaigara), a Odontodaily investiu no conforto de seus pacientes oferecendo para empresários, executivos, profissionais liberais e outras pessoas com pouco tempo disponível o “day clinic”, um serviço ainda inédito na Bahia, no qual ocorre o “atendimento dia”.

Um sistema computadorizado também vai possibilitar a interação com a clínica e o acompanhamento do paciente com o próprio tratamento pela internet.“Mais que tecnologia e estrutura física, o objetivo da clínica é utilizar o conceito do cuidado diário com os dentes e o acompanhamento que está sendo oferecido.

O nome Odontodaily, formado pela retração de odontologia como odonto, e daily, que significa diariamente, tem a tradução de odontologia diária”, pontua o dentista Edgard Simões. De acordo com ele, é imprescindível despertar na população a ideia de que o cuidado diário e contínuo e a atenção personalizada com os dentes devem ter início na infância, aumentar na fase adulta e seguir até a melhor idade, da odontopediatria a odontogeriatria.

Sustentabilidade e design gerando saúde

Uma das marcas da Odontodaily é sua preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. A clínica não vai utilizar em seus procedimentos mercúrio nem produtos que possam ser prejudiciais ao meio ambiente e deve obter o grau zero de resíduos tóxicos.

Com o objetivo de oferecer uma estrutura confortável e digna para receber pacientes com necessidades especiais, toda a estrutura física (como rampa de acessibilidade, consultórios especiais e serviço de manobrista) e os detalhes da decoração e de paisagismo foram conduzidos pelas arquitetas Isa Brandão e Ellen Fagundes Simões, que já participaram da Casa Cor com projetos em Odontologia.

A designer de interiores Ellen Simões e a arquiteta Isa Brandão Busatto assinam o projeto da clínica, que teve como proposta conceitual, a utilização do design para a geração de saúde. Este conceito se aplica em cada aspecto do projeto, começando pela fachada em cor branca e com linhas retas que evidenciam a logomarca e a imagem que convida a conhecer a clínica.

A ergonomia e a biossegurança foram cuidadosamente atendidos através da utilização de mobiliários adequados a cada função, bem como pelo uso de materiais de fácil assepsia como o corian das bancadas e a manta vinílica do piso. Foram enfatizados ainda elementos que geram bem estar psíquico, como a utilização de poltronas confortáveis, o uso da cor maçã verde em divisórias e nos adesivos das portas, a utilização de madeiras claras, o diversificado paisagismo e fotos em preto e branco, em um arranjo dinâmico e bem humorado.

Edgard Simões

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado e professor “ad honore” em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Buenos Aires, Edgard Simões tem também pós-graduação em Implantodontia pela Faculdade de Paris IV. Com vários cursos na Espanha, França e Alemanha na área de Implante e Estética, atua desde 1983 em Barcelona em clínica privada em Implantodontia Estética.

Atualmente é graduando na New York University e é credenciado pela Invisaligne (norte-americana) para correções dentárias. Atualmente mestrando em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, São Paulo.

Um comentário: