21/12/2011

Sesab entrega o troféu "Amigo do Transplante


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Sistema Estadual de Transplante de Órgãos, homenageou mais uma vez, com a entrega do troféu "Amigo do Transplante", a profissionais e instituições que se destacaram no incentivo à doação de órgãos e tecidos. A solenidade de entrega dos troféus aconteceu dia 20, às 19 horas, na Faculdade de Medicina da UFBa, no Terreiro de Jesus, em solenidade que teve a preesença do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e do coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura.

Em sua quarta edição, o troféu "Amigo do Transplante" foi entregue aos médicos José Osmar Medina, do Hospital do Rim e Hipertensão de São Paulo; Valter Duro Garcia, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos; Verena Queiroz, do ambulatório de pré e pós transplante renal do Hospital Geral Roberto Santos; Fátima Gesteira, nefropediatra do Hospital Ana Néri.


Também receberão o troféu o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML), o Programa de Transplante de Medula do Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES), o Hospital do Subúrbio, destaque em doação captação de órgãos, e a Escola de Educação Percussiva Wilson Café.

O troféu "Amigo do Transplante" foi criado há quatro anos, pela Sesab, com o objetivo de prestar uma homenagem às instituições e profissionais de saúde que se destacaram no incentivo à doação e transplante de órgãos e tecidos.

Dados da Bahia

Na Bahia foram registradas, entre os meses de janeiro e novembro desse ano, 61 doações de múltiplos órgãos. No mesmo período, foram realizados 126 transplantes de órgãos, e mais 209 transplantes de córnea. Para Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o elevado índice de negativa familiar - mais de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação - é um maiores obstáculos para que a ampliação do número de transplantes no estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário