Para estimular ainda mais a redução dos impactos ambientais, o Festival de Verão Salvador 2012 firmou uma parceria com o Projeto Biodiesel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O projeto, coordenado pelo professor da Escola Politécnica da instituição, Ednildo Torres, promete incentivar a busca do evento por valorizar as energias limpas. Todo o óleo utilizado nos equipamentos do Festival de Verão 2012 e até mesmo pelos parceiros do evento será tratado no laboratório da UFBA, transformado em biodiesel e voltará para o complexo musical com o objetivo de ser usado como energia.
A intenção é que os equipamentos operem com 50% de biodiesel, 30% a mais da iniciativa que aconteceu em 2008 na festa.
Além disso, será instalado um biodigestor anaeróbico na “Cidade da Música”. A máquina será responsável por fazer o tratamento de resíduos sólidos e orgânicos, transformando-os em gás e biofertilizantes, que podem ser usados como energia. O público poderá acompanhar todo o processo de biodigestão acontecendo já que o aparelho será transparente.
Para completar a série de iniciativas, será montado um “quiosque de energia limpas”, possibilitando ao público conhecer mais sobre as energias alternativas, como a solar e a eólica. Uma placa acumulará energia fornecida pelos raios solares durante todo o dia para que à noite os foliões do Festival possam carregar seu celular com energia solar fotovoltaica.
FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2012
Data: De 25 a 28 de janeiro
Local: Parque de Exposições de Salvador
Abertura dos Portões: 18h
Início dos Shows: a partir das 20h
Espaços: Palco 2012, Concha Acústica Faculdade Maurício de Nassau, Casarão do Ritmo, Tenda Eletrônica e Espaço Maresia.
Classificação: 16 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário