24/01/2012

Atrações de ontem (23) marcaram um das noites mais disputadas do Centro Histórico



Crédito: André Frutuoso.

Um público ansioso e alegre, na expectativa de uma noite inesquecível encheu as ruas do Pelourinho na noite de ontem (23) para acompanhar o badalado ensaio do Cortejo Afro. Foi o caso de Carol Oliveira, que comprou o ingresso com dois dias de antecedência.



“Comprei logo, pois fiquei sabendo que as entradas estavam acabando rapidamente”, explicou. Com ingressos realmente esgotados, o disputado ensaio, que reuniu fãs de Daniela Mercury, Mariene de Castro e o anfitrião da noite – Cortejo Afro, movimentou a agenda do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), no Largo Pedro Archanjo.

O público encheu a casa para aproveitar a energia e a beleza do Cortejo, que mostrou toda a miscelânea musical que marca e diferencia o seu trabalho. A mistura feliz de músicas de gêneros que vão do MPB ao pop contou com estrelas da mais alta constelação como convidadas, a exemplo das cantoras Marcela Bellas, Mariene de Castro e Daniela Mercury, que subiram ao palco e levaram o público ao delírio.

“Que bom estar aqui no Pelourinho, fazendo a festa dos blocos afros em um lugar que sempre valorizou este tipo de manifestação”, disse a artista Daniela Mercury. Ela, sem dúvida, foi uma das atrações mais esperadas da noite. Homenageou os povos de terreiro e fez um apelo: “Neste Carnaval, desfilem nos blocos afros, valorizem o que a Bahia realmente tem de belo e de rico. Vamos fortalecer cada vez mais essa cultura que é nossa”, aconselhou.

A cantora entoou clássicos de sua carreira e fez homenagem à batida do samba carioca, em especial à da Portela, que este ano homenageia a Bahia. Para a turista mineira Ana Maria Sampaio, “o show ficará para sempre na memória”.

A festa percussiva no Centro Histórico contou também com o show d’A Mulherada no Largo Tereza Batista. Com apresentação aberta ao público, a sonoridade feita completamente por mulheres animou o público, que encheu a casa. A vendedora Flora Nascimento festejou o aniversário no show. “Trouxe os amigos para celebrar comigo meu aniversário aqui no Pelourinho, lugar que frequento desde a adolescência e que me dá muito orgulho pela cultura e arte”, pontuou.



Apesar da força da música ontem no Pelourinho, não foi somente esta categoria que marcou a programação. A Temporada Verão Cênico levou ao Largo Quincas Berro d‘Água a peça Comédia dos Erros, de William Shakespeare, encenada por atores baianos. O espetáculo, com apresentação gratuita, levou o público às gargalhadas.

“Bacana a qualidade do trabalho apresentado aqui. Importante que iniciativas como essas sigam e possam atrair cada vez mais o público. O teatro baiano precisa desse espaço”, afirmou Gisele Almeida, bailarina e professora de teatro infantil.



Hoje (24), a agenda cultural segue com apresentações de Roberto Mendes, com o show “Quem vem lá sou eu – Na fé, na festa, na dança”, no Largo Pedro Archanjo com apresentação gratuita; Òkanbí e o projeto Ensaios dos Afoxés, que se apresentam respectivamente no Largo Tereza Batista e Quincas Berro d´Água, a partir das 20h.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário