
Crédito imagens: Celso Bayo/Divulgação
Fotografias do artista Celso Bayo estarão abertas a visitação pública a partir do dia 20, no Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória, no Pelourinho.
A cidade mais negra fora do continente africano terá mais uma oportunidade de contemplar e conhecer um pouco mais da cultura e da diversidade do povo africano. É que a partir do próximo dia 20, a capital baiana recebe a exposição fotográfica “Mulheres Africanas”, do artista brasileiro Celso Bayo.
A exposição tem entrada franca e acontece entre os dias 20/01 e 20/02, na sede do Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória (IACM), no Pelourinho. Depois de passar por cidades como San Francisco (Estados Unidos), São Paulo, São João Del Rei, Paraty, Mauá, Caxias do Sul, Santo André e Ribeirão Preto, a mostra chega a Salvador trazendo 20 fotografias que revelam e comprovam a relação umbilical entre Bahia e África.
LANÇAMENTO – O artista vem a Salvador para participar da abertura da exposição, que acontece com um coquetel especial, no dia 20/01, às 11h, na sede do IACM, no Pelourinho.
Na ocasião, o artista baiano Aloísio Meneses fará uma apresentação especial, fazendo a releitura do Xirê, sequência de cânticos e preces que invoca os orixás antes de uma celebração no candomblé.

SOBRE A EXPOSIÇÃO – “Mulheres Africanas” é um projeto onde o fotógrafo brasileiro Celso Bayo busca retratar a beleza e a importância da figura feminina, valorizando a sua interação com o cotidiano e seus costumes que se encontram na grande diversidade da cultura Africana.
Para produzir as fotos, Bayo viajou durante quatro meses por várias regiões da Tanzânia, do oeste de Uganda até a fronteira com Rwanda e Congo, o interior e a costa do Quênia até a fronteira com a Somália e na Etiópia.
Neste período, o fotógrafo conviveu de perto com as dificuldades que a população africana enfrenta e, também, com a beleza que a natureza e o povo da África apresentam. As fotos “Maria Bonita” e “Carregando a Força” foram nominadas no Annual Photography Masters Cup, uma das mais conceituadas publicações do gênero. A primeira na categoria People, e a segunda, em fotojornalismo.
O International Color Awards, que premia as melhores imagens de quase 100 países com a mais alta realização em cores fotográficas do mundo, tem como júri profissionais da Kidak, National Geographic, FOX, Vogue (UK) o Musee de E’Lysee, Colors Magazine, entre outros.
SERVIÇO
O quê: Exposição “Mulheres Africanas”
Quem: Fotógrafo Celso Bayo Onde: Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória – Rua Saldanha da Gama, 2, Terreiro de Jesus, Pelourinho
Quando: 20/01 a 20/02.
Horário de funcionamento: 9h às 12h e 13h30 às 17h (segunda a sexta-feira) e 9h às 12h (sábado).
Quanto: Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário